Museu Portátil – Uma ação de Inclusão pela Cultura é um projeto educativo, cultural e artístico que desafiou um conjunto de alunos e alunas de oito escolas do 1º ciclo do Alentejo Central a percorrerem os caminhos da arte contemporânea e do património cultural. Depois de um ano de visitas, oficinas, partilhas e muitas experimentações artísticas, o resultado do projeto será apresentado à comunidade em exposição, que inaugura no próximo dia 1 de junho, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

Criado no âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, promovido pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e realizado pela Fundação Eugénio de Almeida, o projeto Museu Portátil, ao longo do ano letivo de 2021/2022, convidou um conjunto de alunos a pensar os conceitos de museu, coleção, identidade, valor e território. Cada turma recebeu um ‘Museu Portátil’ – um objeto mediador que marcou o ponto de partida e que se tornou o ‘contentor’ de todos os trabalhos produzidos pelas crianças ao longo do ano.

Num diálogo estabelecido com as crianças, o projeto trabalhou ideias, objetos e propostas de atividades, com o objetivo de promover o encontro e a relação com o universo artístico contemporâneo, com a ideia de experimentação coletiva e com as memórias históricas que definem e valorizam a cidade de Évora e a identidade rica e diversa deste território Alentejano.

Uma vez por mês, cada escola acolheu uma sessão e, com a mesma periodicidade, realizou uma visita com oficina num dos equipamentos culturais da Fundação Eugénio de Almeida: Paço de São Miguel; Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida; Coleção de Carruagens; Jardim das Casas Pintadas e Centro de Arte e Cultura.

É a coleção de trabalhos resultante das sessões realizadas que agora será partilhada com a comunidade, como etapa final de um projeto que apostou no acesso à cultura e à experimentação artística como forma de inclusão, valorização do património, do território e das suas potencialidades. Um projeto entrelaçado de encontros e descobertas, de afetos e emoções, de experiências e aprendizagens para todos os envolvidos, e que deixará marcas para o futuro destas crianças.

Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, coordenado pela CIMAC, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade, envolvendo entidades locais que já têm experiência nas áreas culturais em que se foca o programa.

Escolas que integram o projeto “Museu Portátil”

Agrupamento de Escolas de Alandroal
Escola Básica de 1º Ciclo de Aldeia de Pias

Agrupamento de Escolas de Borba
Escola Básica de 1º Ciclo de Borba

Agrupamento de Escolas de Estremoz
Escola Básica de 1º Ciclo de Glória

Agrupamento de Escolas de Mourão
Escola Básica de 1º Ciclo de Luz

Agrupamento de Escolas de Portel
Escola Básica de 1º Ciclo de Portel

Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Escola Básica de 1º Ciclo de Outeiro

Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo
Escola Básica de 1º Ciclo de Viana do Alentejo

Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
Escola Básica de 1º Ciclo de São Romão

Fonte: Nota de Imprensa

Veja também

Oulu 2026, a 100 dias da inauguração

Faltam apenas 100 dias, Oulu e os seus 39 municípios parceiros no norte da Finlândia inaug…