O Dark Sky Alqueva, com sede na aldeia de Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz, recebeu o prémio World’s Responsible Tourism Award. Os prémios World Travel Awards foram divulgados ontem e representam o que há de melhor em viagens e turismo no mundo, reconhecendo e recompensando a excelência em todos os setores da industria do turismo.

O galardão atribuído ao Dark Sky Alqueva premeia o caráter inovador deste destino de astroturismo e o seu modelo de desenvolvimento sustentável. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “este prémio internacional demonstra que o astroturismo no concelho e na região do Grande Lago Alqueva é um excelente produto turístico que aposta na sustentabilidade, pelo que quero felicitar a Reserva Dark Sky Alqueva pelo reconhecimento obtido nos World Travel Awards, considerados os Óscares do Turismo”.

A Reserva Dark Sky Alqueva nasceu em 2007 e integra 10 concelhos portugueses e 13 espanhóis disseminados por 9.700 quilómetros quadrados na área do Grande Lago Alqueva. Os turistas podem usufruir de uma rota que proporciona observações astronómicas no Observatório Oficial Dark Sky na Cumeada ou em qualquer zona do território certificado como Starlight Tourism Destination, sempre acompanhadas por um guia. Para além destas atividades foram desenvolvidas outras como por exemplo passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, ioga do sistema solar, passeios a cavalo, provas de vinhos e workshops fotográficos, liderados pelo astrofotógrafo Miguel Claro.

Os World Travel Awards já premiaram o Dark Sky Alqueva com o Europe’s Responsible Tourism Award 2019, o Europe’s Responsible Tourism 2021, o World’s Responsible Tourism Award 2020, o Europe’s Leading Tourism Project 2020, o World’s Leading Tourism Project 2020 e o Europe’s Responsible Tourism Award 2021.

Fonte: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Programa Formação + Próxima visa capacitar profissionais do turismo

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, esteve ontem em Portel para apresentar o …