As hortas urbanas de Évora, Horta do Monte de Santo António e Horta Comunitária do Forte de Santo António, estão agora iluminadas através de um sistema autossuficiente de abastecimento de energia elétrica, com fonte na captação e aproveitamento da radiação solar.

Correspondendo positivamente a um desejo que vinha sendo manifestado pelos utilizadores das hortas urbanas, a Câmara Municipal de Évora concluiu na passada semana a instalação de iluminação pública nestes dois espaços comunitários. Foram instaladas no total seis colunas de braço duplo, o que corresponde a uma dúzia de luminárias, consideradas suficientes para permitir a circulação e a operação dos utilizadores em condições de visibilidade e segurança.

Neste projeto merece destaque o facto de que a fonte de energia provém exclusivamente da captação de radiação solar através de painéis instalados em cada uma das colunas de iluminação. Utilizando a radiação captada durante o dia e transformada em energia guardada em baterias, o sistema tem capacidade para iluminar o espaço em permanência durante as primeiras cinco horas do período noturno. Durante o tempo restante até ao nascimento dia, o sistema desliga a iluminação em permanência, mas liga-se automaticamente quando acionados os sensores de movimento.

A instalação de iluminação pública nas hortas urbanas de Évora tem origem no processo de gestão participada que tem vindo a ser implementado pela Câmara Municipal em conjunto com a população do Município, e representou um investimento total que rondou os 15.000,00 euros. Recorde-se a este propósito que a Autarquia, através de um programa desenvolvido no âmbito da CIMAC, procedeu recentemente à substituição das luminárias da iluminação pública da cidade por tecnologia LED, o que representou uma redução no consumo de energia superior a 70%.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Universidade de Évora e CapWatt juntas para melhorar Sistemas Híbridos de Baterias

A Universidade de Évora (Cátedra Energias Renováveis) e a empresa CapWatt estão a desenvol…