O livro “As Pedras na Ciência e na Cultura”, de A. M. Galopim de Carvalho, foi apresentado no Palácio de Dom Manuel, com as presenças do autor, de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e de Eduardo Luciano, Vereador com o pelouro da Cultura no Município. Coube a Rui Dias, professor catedrático da Universidade de Évora, fazer a apresentação da obra.

Nesta publicação explica-se que “Pedra e rocha são duas maneiras de dizer a mesma coisa. Só que, via de regra, são usadas em discursos diferentes. Apanhamos uma pedra do chão, mas, quando estudamos, falamos quase sempre de rochas”. «As Pedras na Ciência e na Cultura» não é um manual escolar. Sem nunca perder de vista o rigor científico dos temas versados, opta pela liberdade expositiva, preferida pelo autor. Apoiado numa experiência de anos, utiliza muitas vezes o formato coloquial que sempre o aproximou dos leitores e não evita, numa ou noutra exposição, uma certa intencionalidade poética”.

António Marcos Galopim de Carvalho, professor catedrático jubilado, é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora. Doutorou-se em Sedimentologia (Universidade de Paris) e Geologia (Universidade de Lisboa), tendo lecionado nas Faculdades de Ciências de Lisboa e de Letras de Lisboa. Dirigiu o Museu Nacional de História Natural (1992-2003), assinou “vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção”, com 30 livros publicados e centenas de artigos em revistas científicas e jornais, tendo ainda recebido diversos prémios e condecorações. O investigador promoveu a divulgação e preservação do património geológico nacional e impulsionou em Portugal e ao nível da UNESCO o estudo científico dos dinossauros.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Moura: “Guarda-chuva de histórias” promove o livro e a leitura

“Guarda-chuva de histórias” é o nome do projeto da Biblioteca Municipal de Moura Urbano Ta…