O PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia foi distinguido com uma menção honrosa a nível nacional no prestigiado concurso European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece as melhores práticas no fomento do empreendedorismo e da inovação empresarial na Europa.
A distinção foi atribuída ao PACT, pelo trabalho contínuo no desenvolvimento do ecossistema empresarial e na promoção do espírito empreendedor na região do Alentejo, em parceria com a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Nacional de Jovens Empresários, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o CEiiA, a DECSIS, a Glintt e o novobanco, na categoria “Desenvolvimento do ambiente empresarial e promoção do espírito de empreendedorismo”.
Os EEPA, alinhados com os objetivos da estratégia Europa 2030 e coordenados em Portugal pelo IAPMEI, distinguem projetos de excelência em seis categorias que refletem as prioridades europeias para o desenvolvimento empresarial e a inovação. O concurso decorre nos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como nos países associados ao pilar PME do Programa do Mercado Único.

“Receber esta menção honrosa é, para nós, motivo de grande orgulho e um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver para transformar o Alentejo numa região de oportunidades, inovação e empreendedorismo. Este prémio é também um incentivo para continuarmos a impulsionar o talento, a criatividade e a competitividade do nosso tecido empresarial”, afirmou Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
A ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais, empresa do ecossistema PACT, também foi contemplada no concurso, tendo alcançado o 1º lugar na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”, com o projeto BROOT, em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e o Turismo de Portugal.
A cerimónia de entrega da menção honrosa teve lugar no dia 24 de setembro, em Lisboa, durante a sessão de apresentação dos projetos candidatos à edição de 2025. Os vencedores nacionais foram previamente selecionados pelo Júri Nacional, sendo que apenas dois projetos serão apurados para representar Portugal na final europeia, onde um júri internacional escolherá os casos mais inovadores e com maior impacto no panorama empresarial europeu.
Fonte: Nota de Imprensa / PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia
Fotos oficiais do emissário