No dia 12 deste mês, pelas 14h11, os 20 clubes que compõem a Liga 3 do campeonato nacional de futebol publicaram nas suas redes sociais um vídeo alusivo ao “Mês Amarelo”.
Esta é uma iniciativa que visa “a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental”, pode ler-se na nota de imprensa enviada ao Diário do Sul.
Recorde-se que o Lusitano Ginásio Clube é um dos clubes que integra a Liga 3 e que se associou a esta campanha.
De acordo com o mesmo comunicado conjunto, “todos os clubes uniram forças numa ação inédita e publicaram o vídeo nas redes sociais às 14h11 porque é o número da nova Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico”.
Segundo a mesma fonte, “a iniciativa materializa-se em três momentos principais, nomeadamente o referido vídeo de sensibilização, em que 20 jogadores, um de cada clube, juntaram-se numa mensagem conjunta de consciencialização”, tendo sido reforçada “a importância de falar sobre o tema e de pedir ajuda”.

A par disso, “foi criada uma camisola alusiva ao ‘Mês Amarelo’, divulgada publicamente esta semana, como símbolo de união e compromisso com a causa”, realçaram também os promotores.
O outro momento é “na 6.ª jornada da Liga 3 (28 de setembro), em que todos os clubes entrarão em campo envergando esta camisola, num gesto coletivo de alerta e sensibilização para um problema que afeta milhares de famílias em Portugal”, evidenciou a mesma fonte.
É também sublinhado que, “com esta ação, a Liga 3 e os seus clubes pretendem dar visibilidade a um tema ainda marcado por estigmas, incentivando ao diálogo aberto e ao apoio mútuo”.
Neste comunicado conjunto, os clubes frisaram que “o futebol é paixão, mas também é responsabilidade social”, afirmando que “queremos que esta iniciativa ajude a quebrar silêncios e a salvar vidas”.
É ainda focado que “a união de todos os clubes da Liga 3 demonstra que, dentro e fora das quatro linhas, o desporto pode ser um veículo poderoso de esperança, empatia e solidariedade”.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Foto oficial