OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Évora_27, a convite da Embaixada de Portugal na Noruega, levou o VAGAR a Oslo, onde participou do encontro “European Heritage Day in Oslo: At Home in Europe”, promovido pela EUNIC (European Union National Institutes For Culture). Presentes estiveram também as Capitais Europeias da Cultura de Bodø2024, Associazione Matera2019 e Oulu2026 – European Capital of Culture 2026.

A Presidente da Associação Évora 2027, Maria do Céu Ramos, lembrou como “o VAGAR, que nasce no Alentejo mas fala ao mundo, nos convida a reconhecer a humanidade partilhada. Ao abrandar, descobrimos caminhos comuns que ajudam a criar o diálogo e a esbater fronteiras políticas, sociais e culturais.”

A Fundação Matera Basilicata 2019 participou nas Jornadas Europeias do Património – Kulturverndagene, trazendo consigo símbolos capazes de contar a história da cidade através de gestos simples e universais.

Um apito, um selo, um pão, um chocalho, tradição que se torna uma linguagem de diálogo, no caminho que nos levará a 2026, quando Matera será a Capital Mediterrânica da Cultura e do Diálogo.

Edição e adaptação com IA de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Reguengos de Monsaraz: 5ª edição do Festival Arte(S)em Palco

A 5ª edição do Festival Arte(S)em Palco, abre no dia 20 de setembro e vai até 22 de novemb…