OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Faltam menos de 200 dias para o início do ano de Oulu (Finlândia) como Capital Europeia da Cultura. Os olhares internacionais e nacionais estarão voltados para a região de Oulu ao longo de 2026. O início também é ótimo, já que o popular espetáculo Vuosi vaihtuu, da Yle, inaugura o ano de aniversário de Oulu e seus 39 municípios parceiros.

A Capital Europeia da Cultura finlandesa anterior foi Turku, em 2011, então estamos a lembrar de um ano de eventos muito raros. Na seleção realizada em 2021, a candidatura de Oulu superou as candidaturas de Savonlinna e Tampere na reta final. O que o próximo super ano de Oulu proporcionará?

Os impactos económicos do ano da Capital da Cultura de Turku foram estudados usando princípios e métodos científicos. Houve mais de 8.000 eventos em Turku durante o ano, dos quais mais de 60% foram gratuitos. Mais de 20.000 criadores de conteúdo artístico participaram, três quartos deles da região de Turku, 15% de outras partes da Finlândia e 10% do exterior. O público total dos eventos foi de 2,2 milhões de pessoas.

Localização de Oulu na Finlândia

Os impactos económicos também foram significativos e duradouros em Turku. O ano da Capital da Cultura trouxe impactos de produção de 260 milhões de euros para o sudoeste da Finlândia, um aumento no emprego de 3.300 pessoas-ano e dezenas de milhões de euros em visibilidade nos media nacionais e internacionais. O número de pernoitas em hotéis aumentou cerca de 7% e as atividades de congressos quase dobraram.

O ano da Capital da Cultura também mobilizou a população local. Mais de 75% dos moradores de Turku participaram em pelo menos um evento durante o ano, com uma média de até sete eventos.

Com base no exemplo de Turku, as expectativas são altas, e o principal objetivo de Oulu2026 é a mudança climática cultural. O objetivo é enriquecer a vida cultural da região norte e dar vida ao potencial de uma cidade criativa. Experiências culturais de nível internacional serão organizadas ao longo do ano. O objetivo também é conectar as pessoas. O objetivo é trazer diversão e alegria à vida, mas também ampliar as formas de pensar. A participação de uma ampla rede de parceiros na implementação dos eventos espera garantir que novas competências se enraízem na área de Oulu2026,para  que os bons modelos operacionais criados durante o processo continuem após 2026.

Jari P. Tuovinen, CEO Câmara de Comércio de Oulu

A comunidade empresarial está fortemente comprometida com as atividades do ano de Oulu2026, tendo como principais parceiros um PO Pohjolan e a Kaleva Media como empresas líderes, apoiadas pela Arina,Otaxi e Genelec. A Câmara de Comércio de Oulu, por sua vez, apoia a construção da rede Oulu2026 Business Club. O objetivo é criar uma rede ampla e permanente de empreendedores e PMEs, onde até mesmo empresas menores possam participar de grandes eventos.

Sejam bem-vindos! Essa oportunidade de networking e internacionalização acontece uma vez a cada geração. Vale a pena aproveitá-la.

* A cidade foi fundada em 1605 pelo rei Carlos IX da Suécia, e concedeu privilégios de cidade em 1610. Em 1765, Oulu recebeu direitos municipais concedendo-lhes o comércio for a da Suécia. Oulu foi a capital da província de Oulu de 1776 a 2009. Atualmente tem 210.000 habitantes, 17% tem menos de 15 anos e 16% mais de 60 anos, está situada a 607 quilómetros a norte da capital Helsínquia. Os pontos mais setentrionais e meridionais da Finlândia continental estão aproximadamente equidistantes de Oulu. A costa de Oulu fica na Baía de Bótnia (Perämeri em finlandês) e a costa sueca fica a cerca de 180 km diretamente a oeste através da Baía de Bótnia.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Oulu 2026, a 100 dias da inauguração

Faltam apenas 100 dias, Oulu e os seus 39 municípios parceiros no norte da Finlândia inaug…