OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
A Capital Europeia da Cultura Chemnitz 2025 esta prestes a acolher em Seiffen no próximo mês de agosto, o Festival dos Criadores de Brinquedos 2025. Fabricantes de brinquedos de madeira de toda a Europa mostrarão o quão inovador este antigo ofício pode ser. A tradição une-se ao design, com interpretações modernas de produtos como lanternas de madeira, caixas de música, figuras de contos de fadas, kits de construção e clássicos como o fumador.
A madeira encontra o futuro, a tradição encontra o design: em Seiffen, a aldeia de brinquedos nas Montanhas de Minério, mais uma vez celebrando o artesanato com artesãos de toda a Europa para mostrar o seu trabalho, kits de construção em madeira que se encaixam como blocos Tetris, lanternas de madeira, caixas de música, figuras de contos de fadas, como a Branca de Neve e os Sete Anões, mas também decorações clássicas de Natal, como figuras queimadas de incenso – toda a gama de formas lúdicas e criativas de usar a madeira. Os artesãos também encontrarão jovens designers para ajudá-los a adaptar seus produtos às tendências contemporâneas de design.

O festival convida e encoraja os visitantes a participar, a experimentar os brinquedos e participar na diversão e nos jogos. Quer se trate de um workshop, demonstração ou aula prática, os visitantes do festival podem participar e experimentar demonstrações e tornar-se ativos em práticas interativas.
O programa destina-se a qualquer pessoa ou famílias, interessadas em artesanato, design e intercâmbio cultural, profissionais ou curiosos.
A antiga piscina de aventura em Seiffen será convertida em um local de festival pela primeira vez. Onde antes havia água revolta agora há toque de festival e arte em madeira entre antigos escorregas aquáticos.
Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews