No próximo dia 26 de setembro, a Praça 1º de Maio, em Évora, é um dos palcos do país e da Europa da Noite Europeia dos Investigadores 2025. Inspirada pelo mote “Ciência para os Desafios Globais”, a noite – que decorre em Lisboa, Coimbra, Braga e Évora – é dedicada à ciência e aos cientistas e programada a pensar na comunidade, que é convidada a descobrir como o conhecimento científico pode responder a desafios globais: preservação dos recursos naturais, transição energética, descarbonização, promoção da inclusão e da igualdade social, entre muitos outros.
A partir das 17h00 e até às 22h30, centenas de investigadores vão sair dos seus laboratórios, gabinetes e locais de trabalho para transformar locais públicos da cidade de Évora em verdadeiros espaços de ciência, vivos e participativos. O público vai poder conhecer mais sobre a ciência, explorar projetos de investigação através de experiências interativas, jogos, oficinas e até demonstrações, de forma a compreender como é que o conhecimento científico pode responder a desafios globais. Mas não é só na Praça. Por toda a cidade há 11 atividades a decorrer, tal como visitas guiadas, conversas e cinema. No total, o evento conta com a participação de 23 Centros de Investigação e Laboratórios Científicos da Universidade de Évora com um total de 90 atividades presenciais e 10 atividades online.
A iniciativa encerra com o espetáculo multimédia Canorus, produzido pela Escola de Artes da Universidade de Évora.

A NEI é um dos maiores eventos europeus de comunicação científica que junta mais de 40 países e que, em Portugal, é promovido pelo consórcio SCIGLO – Science for Global Challenges, que reúne nove instituições de referência nas áreas da investigação, divulgação e inovação.
Mais do que mostrar ciência, a NEI pretende aproximar investigadores/as e cidadãos e cidadãs, com especial atenção às escolas e aos jovens, destacando a importância das carreiras científicas e o papel da investigação portuguesa na construção de um futuro mais justo e sustentável. Ao mesmo tempo, o evento quer dar voz às comunidades, promovendo o diálogo sobre preocupações, expectativas e visões em torno do papel da ciência na sociedade.
Programa completo – NEI Évora em
https://www.uevora.pt/ue-media/agenda?item=43829
Mais informações disponíveis nas redes sociais da Noite Europeia dos Investigadores e no website
noitedosinvestigadores.org.
Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora