Em 2025 a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) assinala duas décadas do seu Programa para a Qualificação do Terceiro Setor, uma iniciativa estratégica que tem vindo a fortalecer o papel das organizações sociais e culturais na construção de uma sociedade mais coesa, justa e inclusiva. Ao longo destes anos, a Fundação já promoveu mais de 200 iniciativas de formação e capacitação, com a participação de quase 4.500 profissionais do setor da economia social.

Segundo Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e Assuntos Institucionais, “este Programa iniciou-se há duas décadas com um amplo diagnóstico das necessidades destas organizações, no qual se concluiu ser essencial capacitar os seus dirigentes e quadros superiores. Desde essa data, realizamos diagnósticos anuais e oferecemos oferta formativa diferenciada e de qualidade, o que já levou, em 2021, ao reconhecimento como boa prática pelo Serviço de Avaliação da Rede Social do Instituto da Segurança Social”, conclui.

Com diferentes tipologias de intervenção, desde workshops, cursos, conferências e outros momentos de capacitação, a Fundação tem investido ao longo dos últimos 20 anos na formação e capacitação de dirigentes e técnicos, promovendo o acesso a conhecimento e ferramentas práticas nas áreas da gestão, inovação, comunicação, sustentabilidade, entre muitas outras.

 Para 2025, a Fundação vai ainda realizar o Workshop “Direito Laboral para Não Especialistas”, Workshop “Regulamentação sobre a Proteção de Dados”, “Qualidade e Certificação das IPSS” e “Formação de Auditores Internos de Qualidade”, estando também prevista uma Conferência sobre “A importância da colaboração institucional nas organizações do terceiro setor”.

Fonte: Nota de Imprensa / Fundação Eugénio de Almeida

Veja também

Alentejo 2030 abre concurso de 2 milhões de euros para projetos ligados à água, paisagem, turismo e empreendedorismo rural

O Programa Regional do Alentejo 2030 informa que está aberto o aviso de concurso que visa …