O projeto tem como objetivo desenvolver a cooperação entre Capitais Europeias da Cultura, de modo a garantir que o legado gerado por estas iniciativas nas respectivas regiões perdure no tempo. O primeiro encontro aconteceu em Tartu (Estónia) entre os dias 27 e 29 de maio.

Évora_27 uniu-se a outras oito Capitais Europeias da Cultura (ECoC) com o objetivo de encontrar novas estratégias para que o impacto e desenvolvimento gerados nos respectivos territórios possam ir muito além do ano-título. O projeto ECoC Echo procura criar caminhos comuns de entreajuda, investindo em soluções que visem preservar e ampliar o trabalho desenvolvido em cada uma das Capitais Europeias da Cultura.

O projeto reúne capitais passadas, presentes e futuras: Leeuwarden 2018 (Países Baixos), Novi Sad 2022 (Sérvia), Veszprém 2023 (Hungria), Tartu 2024 (Estónia), Chemnitz 2025 (Alemanha), Oulu 2026 (Finlândia), Liepāja 2027 (Letónia), Évora 2027 (Portugal) e Bourges 2028 (França). Além disso, a iniciativa também inclui parceiros locais, como é o caso da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Para Sille Talvet-Unt, representante de Tartu 2024 e coordenadora deste projeto, “o ECoC Echo traduz-se numa oportunidade única de aprender com antigas e futuras Capitais Europeias da Cultura e trocar conhecimento sobre temas como gestão cultural e cooperação internacional.”

António Costa da Silva, diretor financeiro da Associação Évora 2027, são inúmeras as possibilidades de aprendizagem para Évora_27. “Para além da análise das melhores práticas de cada região, o ECoC Echo vai permitir-nos estudar medidas concretas a implementar desde já, com vista a que Évora_27 não seja apenas um grande evento da cidade em 2027, mas sobretudo uma iniciativa cujo impacto e desenvolvimento na região do Alentejo possam perdurar no tempo e criar melhores condições no território”.

O projeto é cofinanciado pelo programa Interreg Europe da União Europeia, que apoia a cooperação inter-regional e ajuda as autoridades públicas em toda a Europa a desenvolver melhores políticas.

O orçamento total do projeto é de cerca de 2,27 milhões de euros, partilhado entre os nove países participantes e as suas 12 organizações parceiras.

Os resultados finais do ECoC ECho serão apresentados no final de 2028, em Bourges (França).

Fonte: Nota de Imprensa / Capital Europeia da Cultura Évora_27
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Burgos, candidata a Capital Europeia da Cultura 2031, na rota do Festival de Dança no Caminho de Santiago

Arquitetura e património, dança, música e performance de vanguarda estão presentes num fes…