A Câmara Municipal de Moura foi distinguida, na 4.ª edição da RACCI (Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais) 2025/2026, pelo seu projeto “Apoio ao Cuidador”.

Este ano a RACCI atualizou os critérios de atribuição de mérito, devido ao crescimento do número de projetos participantes. O Município mourense continua a fazer parte da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, tendo-lhe sido atribuído, nesta edição, o Selo de Mérito na categoria Bronze, para o biénio 2025/2026. Esta distinção, de acordo com a organização, “reflete o compromisso e dedicação do município em implementar medidas eficazes de apoio aos cuidadores informais, reconhecendo o seu papel essencial na sociedade”.

A Medida de Apoio ao Cuidador do Município de Moura, em parceria com a ULSBA e Psiquiatria Geriátrica de Beja, visa reconhecer e capacitar cuidadores formais e informais, promovendo a partilha de experiências e o bem-estar da comunidade.

Desde maio de 2022 a medida já abrangeu 17 cuidadores informais. As sessões de apoio, focadas em situações de demência, realizam-se mensalmente, na terceira segunda-feira, sendo abertas à comunidade. Além disso, incentivam a comunicação entre cuidadores e criam respostas de apoio.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura

Veja também

Universidade de Évora lança infraestrutura pioneira para aproximar ciência e comunidade

A Universidade de Évora (UÉvora), através da atividade dos seus docentes/investigadores in…