Durante quatro dias, a Escola Secundária Severim de Faria (ESSF), em Évora, foi “palco” do evento “Como Assim? – Open Days”.

A iniciativa, promovida pelos alunos de 1.º e 2.º anos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial (APS), decorreu entre 12 e 15 de maio. Foi dirigida a toda a comunidade escolar do agrupamento e aos diversos parceiros, tendo como objetivo “a partilha de experiências, aprendizagens e oportunidades”.

Segundo a organização, “o evento foi composto por diversas iniciativas temáticas e pretendeu promover o diálogo intergeracional, a inclusão social e a construção de percursos académicos e profissionais mais conscientes e participados”.

Ao longo das várias sessões, houve espaço para abordar a “Inclusão e Interação Intergeracional”, o “Obrigado”, uma “Feira das Oportunidades” ou uma Oficina de Comunicação Inclusiva e Acessibilidade”.

A mesma fonte adiantou ainda que “a iniciativa pretendeu reforçar os laços entre a escola, os alunos e os parceiros educativos e sociais, ao mesmo tempo que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes e professores ao longo do ano letivo”.

A par disso, é salientado que, “mais do que um evento, o ‘Como Assim? – Open Days’ foi um espaço de encontro e inspiração, criado por jovens empenhados em contribuir ativamente para a construção de uma comunidade mais consciente, solidária e transformadora”.

Em declarações ao Diário do Sul (DS), Diana Valadas, aluna do 2.º ano do curso e uma das organizadoras do evento, explicou que “esta foi uma semana dedicada aos nossos parceiros e aos diferentes públicos com os quais nós trabalhamos, nomeadamente crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência”.

A este respeito, referiu que “os parceiros são as pessoas que nos têm ajudado a desenvolver as nossas atividades e os locais nos quais fazemos as nossas formações em contexto de trabalho”.

A aluna acrescentou ainda que “este evento surgiu através da revista ‘Como Assim?’, que nós estamos a elaborar e da qual sou diretora”, revelando que “está previsto que a primeira edição seja publicada agora em maio”.

A mesma jovem realçou que “esta é uma revista de jovens para jovens, promovida pelo curso de APS, com a parceria do Centro UNESCO Aldeia das Ciências”, exemplificando que “falamos sobre ofertas formativas, música, inteligência artificial e outros temas mais apelativos para os jovens”.

O DS acompanhou a Feira de Oportunidades, onde “foram apresentadas diferentes ofertas formativas para os estudantes do ensino secundário”, especificou Diana Valadas, reiterando que “tivemos aqui entidades externas à escola, como a Universidade de Évora, IPDJ, Fundação Eugénio de Almeida (área do voluntariado e do empreendedorismo social), Força Aérea, Exército e PSP”.

Na sua opinião, “o balanço do ‘Como Assim? – Open Days’ é muito positivo, correu muito bem e os jovens estiveram muito interessados”, confessando que “ficámos muito felizes porque o evento teve um impacto que nós nem tínhamos a noção que ia ter, principalmente a Feira das Oportunidades”.

Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal

Veja também

AEGP: Objetos feitos “com as mãos e com o coração” ajudam Médicos Sem Fronteiras

“Fazer com as mãos e com o coração". Foi assim que o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereir…