OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Desde meados de maio, um ciclo de encontros online e abertos ao público, dedicado aos desafios e oportunidades da curadoria na era digital, está a ser promovido pela Fondazione Matera Basilicata 2019*, líder da rede Basilicata Digital Academy, em colaboração com a CNA Matera e a Confapi Matera, no âmbito do projeto TOCC “Airfare”.

Concretamente, os encontros fazem parte do percurso de capacitação em curadoria de arte digital, com organização de Chiara Canali, crítica de arte, jornalista e curadora independente.

Numa era de transformação contínua, a arte digital e a inteligência artificial estão a redefinir o papel do curador, abrindo novas perspetivas para o desfrute, a conservação e a interpretação do património artístico e cultural. Esta série de encontros, foi criada com o objetivo de explorar essa evolução por meio da contribuição de críticos, historiadores de arte, artistas e curadores internacionais.

Com uma abordagem interdisciplinar, o programa examina a digitalização do património histórico-artístico, as novas fronteiras da criação artística e o futuro da curadoria num contexto cada vez mais tecnológico. Fazer curadoria com arte digital significa repensar modos de narração e mediação, experimentar novas formas de arquivamento e disseminação e entender o diálogo entre o artista e o sistema tecnológico.

O evento* inclui ao longo de cinco semanas, o encontro “Curadoria e Novas Tecnologias: Projetando Exposições na Era Digital”, com Auronda Scalera e Alfredo Cramerotti, dupla curadora com atuação internacional, especializada em arte contemporânea e novas tecnologias. Eles já fizeram a curadoria de importantes exposições e programas para museus, bienais e instituições culturais na Europa, Médio Oriente e Ásia, com foco na arte digital, IA e cultura visual. A sua prática é caracterizada por uma abordagem interdisciplinar e crítica, explorando o papel da curadoria como mediação cultural e infraestrutura de significado na paisagem contemporânea.

Na intervenção analisam se as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias na prática curatorial, do uso de inteligência artificial e realidade aumentada ao blockchain para rastreabilidade de obras digitais. Também se refletirá sobre o papel da curadoria como uma infraestrutura crítica capaz de interpretar e mediar linguagens tecnológicas complexas.

O Programa* do projeto Airfare inclui ainda ‘A evolução da arte digital do passado para o futuro’, com Pier Luigi Capucci, ‘O papel do curador na era digital’, com Valentino Catricalà e Daniela Cotimb, ‘Arte digital: criação, difusão e arquivamento’ , com Davide Maria Coltro, ‘Esculpindo com palavras: a revolução semiótica da IA’, com Francesco D’Isa.

*As sessões podem ser acompanhadas através do Youtube da Fondazione Matera Basilicata 2019. Nas datas 29 e 30 de maio e 5 e 20 de junho respetivamente às 13h30, hora de Portugal. A primeira sessão já realizada a 16 de maio está disponível em gravação.

Edição e adaptação de João Palmeiro cpom ECOCNews
Foto de Luigi Paternoster

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