OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

O programa de desenvolvimento da juventude Liepāja 2027 visa incentivar a participação ativa dos jovens na definição e realização do ano Capital da Cultura.

Trinta jovens de Liepāja, Kurzeme do Sul e Kuldīga apresentaram há dias, as suas ideias de desenvolvimento de espaços culturais como parte do programa-piloto de desenvolvimento de jovens Liepāja 2027. Após um dia de pitching, o júri atribuiu o prémio principal de €1.000 à equipa que apresentou “Ravegrieži”, uma rave do solstício de verão que terá lugar em Kuldīga a 20 de junho.

As apresentações mostraram os diversos talentos e ambições de seis equipas de jovens, que propuseram novas formas de ativar e aumentar o público dos espaços culturais existentes. Estas incluem o desenvolvimento e o público jovem impulsionando ideias para o teatro amador de Liepāja “Projekts”, a Grande Sala de Concertos de Âmbar, a Casa dos Artesãos de Liepāja, “Atmodas dārzs” de Karosta, a associação “Mēs Bernātiem” baseada em Kurzeme do Sul e o espaço de hangar criativo “Vieta” em Kuldīga.

Cada equipa foi avaliada pelo músico, comediante e organizador de eventos Ralfs Eilands, pela atriz de teatro Signe Dancīte, pela vice-chefe do Departamento de Cultura de Liepāja, Nauris Lazdāns, e pela gestora de projetos de comunicação digital Liepāja 2027, Elizabete Hartmane. O júri avaliou a qualidade das ideias, as capacidades de apresentação e comunicação das equipas, a sua capacidade de envolver parceiros, desenvolver planos de produção e, finalmente, dar vida aos seus projetos.

«O envolvimento dos jovens é uma parte essencial do processo da Capital Europeia da Cultura», afirmou Inta Šoriņa, Presidente do Conselho de Administração da Liepāja 2027. «Dá-nos a oportunidade de olhar para os processos culturais através de um novo prisma e capacita a próxima geração a apropriar-se da paisagem cultural. Com este programa, não estamos apenas a ouvir as suas vozes, mas também a equipá-los ativamente com as ferramentas para se tornarem futuros líderes culturais.»

Lançada em outubro de 2024, a fase-piloto já proporcionou aos participantes valiosas oportunidades de formação e orientação. Além de workshops regulares liderados por especialistas e sessões individuais com mentores, o grupo também viajou para Tartu, na Estónia – Capital Europeia da Cultura 2024 – para obter inspiração e perspetiva internacional. Aberto a jovens entre os 16 e os 25 anos, o programa selecionou os seus 30 participantes mais motivados através de um processo de candidatura competitivo. O atual projeto-piloto, que decorre até agosto de 2025, apoia o desenvolvimento de eventos liderados por jovens e projetos culturais em Liepāja, Kurzeme do Sul e Kuldīga. Está previsto um novo convite à apresentação de candidaturas no outono.

A iniciativa é implementada pela Liepāja 2027 em estreita cooperação com as associações “Development Platform YOU+”, “Izgaismo ideju” da região de Kurzeme do Sul, e “Sprādziens” – uma organização juvenil ativa com sede em Kuldīga.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews
Foto de Edgars Pohevics

Veja também

Burgos, candidata a Capital Europeia da Cultura 2031, na rota do Festival de Dança no Caminho de Santiago

Arquitetura e património, dança, música e performance de vanguarda estão presentes num fes…