OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Escalando Oulu, ( Cidade Capital Europeia da Cultura em 2026) é um projeto colaborativo de três anos que envolve arquitetos, músicos e artistas de circo internacionais de Oulu e produzido pela empresa francesa Le Plus Petit Cirque du Monde (o mais pequeno circo do mundo) em colaboração com a Flow Productions. Os artistas convidam os moradores da cidade a juntarem se a eles na implementação de caminhadas pela cidade, workshops, eventos pop-up específicos e apresentações inspiradas pelos moradores e paisagens urbanas de Oulu.

O projeto Escalada sobre Oulu é inspirado na cidade, nos seus habitantes, paisagens urbanas e na herança humana da cidade.

Passeios urbanos a pé organizados em diferentes partes da cidade de Oulu levam os moradores de Oulu pela cidade e incentivam o conhecimento das suas características especiais. Os passeios a pé Escalada sobre Oulu, liderados pelo diretor artístico do projeto, Eleftérios Kechagioglou, e pelo arquiteto Amine Slimani, funcionam de forma espontânea. Os participantes podem compartilhar suas experiências e informações sobre os locais ao longo da caminhada e sugerir paragens em lugares interessantes.

Um passeio a pé em direção a Aalto

A Caminhada Patrimonial de Alvar Aalto (arquiteto finlandês) explora o seu legado nas áreas de Meri-Toppila, Typpi Oy e Koskikeskus, liderada por Pia Krogius, arquiteta de planeamento da cidade de Oulu. Caminhadas urbanas criam novas ligações entre o público e os moradores da cidade, a arquitetura, o planeamento urbano e as artes cénicas.

Essas caminhadas também servem como piloto para a implementação do complexo da rota Alvar Aalto em Oulu durante o ano da Capital Europeia da Cultura de 2026.

Durante as oficinas Revitalize Meri-Toppila para moradores da cidade, um Parque Cultural pop-up será construído na área de estacionamento ao lado de Aaltosilo (ver DS de 15 de março). As oficinas, organizadas em colaboração com Aaltosiilo ry, Factum Foundation, Kulttuuritalo Valve, projeto Sopukka da Oulu Urban Culture, Universidade de Oulu, Academia de Artes da Letônia e Skene Catling de la Pena Studio, estão abertas a todos e oferecem atividades significativas e oportunidades de aprendizagem para participantes de todas as idades e origens.

Arquitetos e estudantes de arquitetura da França, Letônia, Grã-Bretanha e Finlândia também participarão dos workshops.

Arte sustentável

A atividade faz parte da iniciativa New European Bauhaus, da qual a Aaltosiilo é parceira oficial, e visa definir metas de sustentabilidade, inclusão e inovação estética no ambiente construído.

Como parte de uma abordagem sustentável, a maioria dos materiais de construção vem do centro de reciclagem Likke e do centro de resíduos Rusko, ambos operados pela empresa local de economia circular Kiertokaari.

Paralelamente às caminhadas urbanas e workshops, um grupo de 12 artistas franceses e finlandeses trabalhará em Oulu. Durante a residência, artistas e músicos de circo franceses e finlandeses prepararão apresentações pop-up para o público de Oulu no Aaltosiilo e na Kesän Sauna, bem como a peça Escalada sobre Oulu no Kulttuuritalo Valve.

A primeira residência Escalada sobre Oulu foi organizada no verão de 2024. O projeto culminará no verão de 2026. Escalada sobre Oulu faz parte do programa cultural Oulu2026 e das mudanças climáticas culturais. Oulu é a Capital Europeia da Cultura em 2026, juntamente com 39 municípios do norte da Finlândia.

OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
Foto: Pasi Rytinki

Veja também

“Com Arte, agora falam as crianças”

O D. Quixote, página cultural do Diário do Sul, convida as escolas do distrito de Évora a …