Anualmente, a Unidade de Saúde Militar (USM) de Évora dinamiza nesta cidade alentejana a “Semana da Saúde Oral”, um evento que já vai na sua sétima edição.
A iniciativa acontece no âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, comemorado a 20 de março. Na prática, a USM prepara uma série de atividades direcionadas para crianças em idade pré-escolar, que este ano decorreram entre os dias 17 e 21 de março.

Em declarações ao Diário do Sul, o tenente-coronel médico dentista Gil Leitão Borges, diretor da USM de Évora e coordenador do evento, realçou que “esta edição contou, mais uma vez, com uma forte adesão”, destacando “a participação de cerca de 600 crianças entre os 4 e 6 anos, de várias instituições de ensino pré-escolar da cidade, em diversas atividades sobre esta temática”.
“Visita ao hospital militar e aos consultórios dentários, rastreio dentário a todos os participantes ou ensino de escovagem e das boas práticas em saúde oral” foram algumas das ações realizadas, tal como já é habitual nesta iniciativa.

O mesmo responsável adiantou que “a Semana da Saúde Oral é um evento com dimensão e conteúdo plenamente consolidados, único com este formato à escala nacional e que acrescenta valor à comunidade, promovendo a literacia e boas práticas em saúde oral, colocando Évora no mapa das boas ações neste domínio”.
Focou ainda que “a crescente presença e interesse institucional nessa iniciativa tem vindo a ser reforçada”, revelando que “este reconhecimento foi materializado justamente com a escolha da cidade de Évora para acolher as cerimónias oficiais do Dia Mundial da Saúde Oral por parte da Direção Geral da Saúde (DGS), o que muito nos honra e distingue”.

Gil Leitão Borges sublinhou também que essa efeméride foi assinalada na cidade alentejana “pela DGS, em parceria com o Município de Évora, tendo a sessão oficial comemorativa decorrido no Salão Central Eborense, na qual participaram diversas entidades e personalidades”.
Deu ainda conta de que, segundo a chief dental officer da DGS, Inês Monteiro Filipe, “a escolha da cidade de Évora, em boa medida ‘deveu-se à relevância que a Semana da Saúde Oral que o Exército e a USM de Évora realizam há anos nesta cidade, envolvendo a comunidade pré-escolar, com uma singularidade e impacto notáveis na promoção da literacia em saúde oral’”.

O tenente-coronel médico dentista evidenciou também que “o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, congratulou-se com a escolha de Évora para a celebração desta efeméride, que transformou a cidade na ‘Capital da Saúde Oral’”.
Frisou que o autarca “não se mostrou de todo surpreendido com a escolha e entendeu-a como natural pela dinâmica que existe na cidade em torno da saúde oral com o evento que a USM desenvolve todos os anos, envolvendo centenas de crianças”.
De acordo com Gil Leitão Borges, o edil salientou que essa iniciativa “conta com o apoio e reconhecimento do município, sendo inclusive um dos fortes argumentos para a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – classe ouro àquela instituição”.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: Évora Notícias