Na sua rua, no seu bairro, na sua cidade – a pobreza e o isolamento social estão mais perto do que imagina. A Cruz Vermelha Portuguesa lança o movimento #APortaAoLado e apela à consignação do IRS para reforçar a resposta social junto da comunidade local. Fátima Lopes, Andreia Rodrigues e Sofia Castro Fernandes (Às 9 no meu blog) são os rostos que dão voz a esta nova iniciativa.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) dá início à campanha de consignação do IRS 2025 com um objetivo claro: reforçar a capacidade de resposta social a nível local, ajudando famílias, idosos isolados e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Portugal enfrenta um aumento preocupante da pobreza e do isolamento social. Os pedidos de ajuda à CVP cresceram 126% nos últimos dois anos, e mais de 500 mil idosos vivem sozinhos no país – um número que aumenta 2% anualmente.
É neste contexto que a Cruz Vermelha lança o movimento social de alerta #APortaAoLado, com a distribuição de um milhão de mensagens em caixas de correio por todo o país, com a pergunta: “Quantos vizinhos conhece pelo nome?”. A iniciativa tem como objetivo apelar à mobilização cívica e despertar consciências para a realidade escondida nas comunidades — famílias empobrecidas, idosos isolados, pessoas que enfrentam dificuldades extremas sem que ninguém à sua volta saiba.

A narrativa do movimento parte de três grandes eixos onde a Cruz Vermelha tem vindo a concentrar a sua ação social: Pobreza emergente, escassez de habitação acessível e o isolamento social dos idosos.
A consignação de 1% do IRS surge como uma solução sem custos para os contribuintes, permitindo à CVP manter e expandir programas essenciais como o Cartão Dá CVP, que substitui cabazes alimentares por cartões pré-pagos, garantindo autonomia às famílias apoiadas (desde 2021, este programa já beneficiou 10.000 pessoas), ou o Programa Mais Feliz, metodologia de combate a pobreza e exclusão social com uma abordagem estruturada (em 2024, beneficiou 950 famílias).

Como ajudar:
Consigne 1% do IRS à Cruz Vermelha Portuguesa (NIF: 500 745 749).
Fonte: Nota de Imprensa / Cruz Vermelha Portuguesa
Fotos oficiais do emissário