OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
O projeto “Ágora de Valores” é uma série de cinco fóruns que formam o núcleo da secção “Sonho Europeu” do programa “Liepāja 2027” e vai receber dois artistas performáticos da Rede CreArt para participar na residência Liepāja AiR, de 16 de junho a 17 de julho de 2025. Os resultados da residência passarão a fazer parte do programa público “Ágora dos Valores” organizado pela Liepāja 2027.
Ao reunir especialistas proeminentes da Letónia e da Europa, os fóruns combinarão debates contemporâneos sobre questões importantes para a Letónia, a Europa e oplaneta, formatos inovadores de intercâmbio de conhecimentos, envolvimento diversificado do público e elementos artísticos que enriquecerão uma vasta gama de eventos discursivos com uma experiência estética abrangente.
A primeira Ágora que terá lugar este ano esta no centro da ideia do fórum, o princípio amplamente aceite nos estudos ambientais modernos de que natureza e a cultura devem ser vistas como uma rede (natureculture) inseparável de relações e relacionado com tópicos das energias renováveis à inteligência vegetal e articular cenários de coexistência harmoniosa e não hierárquica entre humanos, natureza e outras espécies. As discussões do fórum envolverão perspetivas teóricas relevantes no pensamento ecológico, como hidrofeminismo, o novo materialismo, o realismo agencial intra atuante, a ecologia escura etc.
Durante a sua estadia em Liepaja, os artistas irão envolver-se num programa cultural diversificado concebido para expandir a sua compreensão da cidade e da região circundante. O resultado esperado da residência é um trabalho performativo específico para a comunidade.

Os artistas performáticos esperados, terão experiência em projetos de participação e relação com o público, e cujo trabalho se concentra nos tópicos e campos das práticas participativas de arte performática, enformadas por uma visão de mundo pós-antropocêntrica que enfatiza a imersão não hierárquica do ser humano no meio ambiente.
A Residência Artística foi criada para 2 artistas nascidos ou atualmente residindo em qualquer uma das cidades que participam do ‘CreArt. Rede de Cidades para a Criação Artística». Kaunas (Lituânia), Valladolid (Espanha), Skopje (Macedónia do Norte), Aveiro (Portugal), Lublin (Polónia), Veneza (Itália), Rouen e Clermont-Ferrand (França), Ceske Budejovice (República Checa), Oulu (Finlândia), Regensburg (Alemanha). Membros da Associação Croata de Artistas Visuais (HDLU) e artistas ucranianos em cooperação com o “Diálogo” do Conselho de Arte de Lviv. Não havendo restrição de idade, os candidatos devem ter um diploma de nível universitário numa área artística ou demonstrar experiência equivalente ao longo da sua carreira artística.
A organização (Liepāja 2027) disponibiliza alojamento durante quatro semanas e espaço de estúdio; despesas com passagens de ida e volta de e para Liepāja até 400 EUR; honorários de artista de 1.600 EUR/bruto em dois pagamentos, no início da residência e após a apresentação do relatório final. Comparticipação no custo de produção no valor de 800 EUR/bruto, do trabalho apresentado no projeto “Ágora de Valores”.
Outras informações aqui.
Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews