“Brincar: Um património que nos une”. O projeto é promovido pelos alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, em parceria com a Associação de Juventude da Candelária, em Ponta Delgada (São Miguel – Açores).
As ações acontecem hoje, pelas 15 horas, no recinto da Escola EB1/JI José Cabral Lindo, na freguesia de Sete Cidades (Ponta Delgada, S. Miguel, Açores). Neste dia, tem lugar o primeiro conjunto de atividades, destinado às crianças dos dois CATL`s “Lagartixas Saltitonas” de Candelária e “Vale Encantado” de Sete Cidades (valências da Associação de Juventude de Candelária).

Já amanhã, pelas 14 horas, no Pavilhão Multiusos José Alberto Pereira e na Escola Centenária, na freguesia de Candelária, decorre o segundo dia de atividades, que conta com a participação dos idosos do Centro de Convívio da mesma freguesia e dos jovens da Valência Centro Recreativo Juvenil da Associação de Juventude de Candelária.
Desde 2016, o Curso Técnico de Apoio Psicossocial tem parceria com a Associação de Juventude da Candelária e, ao longo destes anos, têm vindo a ser desenvolvidas diversas atividades de voluntariado. Este ano não será diferente.

Este projeto tem como principal objetivo mostrar aos jovens e aos idosos das freguesias de Sete Cidade e da Candelária aquilo que era o brincar antigamente e aquilo que é o brincar hoje. Para além disso, pretende mostrar às crianças a cultura e tradições alentejanas.
Os alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial vão realizar diferentes atividades interativas e dinâmicas, promovendo também as relações intergeracionais.
Para além da parceria com a Associação de Juventude da Candelária, pretende se através das diferentes ações realizadas nestas freguesias desde o ano de 2016, contribuir para a diminuição dos índices de isolamento e de exclusão social nos Açores.
Fonte: Curso Técnico de Apoio Psicossocial
Fotos: DS