O novo autocarro urbano de passageiros de Montemor-o-Novo passa por 23 paragens e abrange um percurso de oito quilómetros. Trata-se do Mor Bus – Sistema de Transporte Público Urbano de Passageiros desta cidade alentejana, inaugurado a 17 de março.

A implementação deste projeto permitiu concretizar uma aspiração antiga da população de Montemor-o-Novo, que tem agora um autocarro a circular pela cidade, passando por diferentes serviços públicos, escolas e superfícies comerciais.

Segundo a nota de imprensa do município, “o Sistema Mor Bus integra a Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável de Montemor-o-Novo – MobiMor, no âmbito da qual já se encontra em funcionamento, desde setembro de 2024, o Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas – Mor Bike”.

No primeiro dia, o executivo municipal com pelouros utilizou o Mor Bus e lançou à comunicação social o desafio de “embarcar” nesta viagem, para ficar a conhecer este serviço de transporte público.

No final, o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explicou que o novo autocarro “está inserido numa estratégia de transportes sustentáveis no nosso concelho, que tenta que as pessoas deixem o carro em casa para reduzir a poluição, mas também para pouparmos a cidade, que está muito sobrecarregada em termos de estacionamento”.

Acrescentou ainda que, “além disso, estamos perante um concelho envelhecido, pelo que é natural que este sistema de transporte seja pedido já há muito anos para que as pessoas se possam deslocar com relativa facilidade”.

O autarca ressalvou que, “sendo um sistema de transporte público não há a possibilidade de ir buscar toda a gente a casa, mas mesmo assim são 23 paragens em toda a cidade”, especificando que “temos um período experimental de quatro meses e depois poderá haver algum ‘ajuste’ de acordo com as necessidades das pessoas”.

Não obstante, disse que, “com os horários que estão definidos, acreditamos que conseguimos suprir as necessidades e a procura da população”.

De acordo com Olímpio Galvão, o novo sistema contempla “apenas um autocarro que circula nos dias úteis” e referiu que “começa às 7h55 e vai até cerca das 19h00”, salientando que “não achamos que seja necessário funcionar nos períodos em que há menos procura”.

De realçar que o circuito começa e termina no terminal rodoviário, havendo a circulação do autocarro nos períodos de maior afluência do dia, nomeadamente de manhã, hora de almoço e final da tarde (consultar o respetivo horário).

O edil constatou que “achamos que este sistema vai ter muito sucesso”, destacando que “a curiosidade tem sido grande e logo no primeiro dia, em que o autocarro foi gratuito para todos, tivemos muitos miúdos a ir para a escola de manhã, por exemplo”.

Focou que “cada viagem é um euro, daí a vantagem de tirar o passe mensal, que tem um custo de 12 euros, sendo que o passe sénior é de oito euros e para os jovens até 23 anos, que tenham apenas este passe, é gratuito”.

O autarca deu ainda conta de que “falta colocar duas paragens cobertas, junto à escola e ao centro de saúde, sendo todas as outras descobertas”.

Evidenciou também que “Montemor-o-Novo é cidade há 37 anos e este é o primeiro Sistema de Transporte Público Urbano de Passageiros que é aqui implementado”, recordando que “este processo está a ser elaborado há mais de dois anos”.

Olímpio Galvão adiantou ainda que resulta de “um investimento de cerca de 110 mil euros, que é comparticipado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e que servirá a população durante 24 meses”.

Esclareceu que “a entidade de transportes é a CIMAC, que foi quem teve de lançar concurso; o Transportes Públicos do Alentejo Central concorreu, avançámos e estamos nessa parceria durante 24 meses”.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo reforçou que “acreditamos que vai ser um sucesso e antes do final desses 24 meses começaremos a ajustar e a tentar abrir outro concurso público”, mostrando-se esperançoso de que “nessa altura já seja com um autocarro elétrico, algo que neste momento não foi possível”.

Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal

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