Os 𝗠𝗨𝗦𝗜𝗖Á𝗟𝗢𝗚𝗢𝗦 são encontros que invocam a experimentação e o cruzamento de processos criativos entre compositores de diferentes áreas musicais. Dois compositores, um local e um de outra região, juntam-se numa curta residência artística de dois dias para explorar e cruzar técnicas criativas, cujo resultado será partilhado publicamente num ambiente intimista e descontraído, com a mediação de um anfitrião.

Durante a residência artística, os compositores abraçam o instinto criativo e a liberdade de escolher o caminho que o seu Musicálogo seguirá no terceiro dia, o da apresentação pública, seja pela autoestrada do improviso, a ponte da reinterpretação conjunta ou o caminho de terra da composição. 

Nesta 𝟰ª 𝗲𝗱𝗶çã𝗼, os encontros realizam-se numa nova e emblemática sala: o Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, com três sessões: em Janeiro, Fevereiro e Março. 

O terceiro e último encontro deste 𝟰.º 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝘂𝘀𝗶𝗰á𝗹𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝗽𝗼𝘁𝗲 𝗠ú𝘀𝗶𝗰𝗮 reúne, pela primeira vez, 𝗟𝗨Í𝗦 𝗣𝗨𝗖𝗔𝗥𝗜𝗡𝗛𝗢 e 𝗝𝗢𝗔𝗡𝗔 𝗠𝗔𝗥𝗚𝗔Ç𝗔 numa residência artística em Évora, que decorrerá de 20 a 21 de março. 

A apresentação pública terá lugar no dia 22 de março, às 21h30, no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende.

𝗝𝗢𝗔𝗡𝗔 𝗠𝗔𝗥𝗚𝗔Ç𝗔, cantora e compositora ligada à música tradicional portuguesa, iniciou a sua formação no Coro Infantil e Juvenil de Torres Vedras, estudando posteriormente flauta transversal e canto. Vocalista da banda UXUkalhus, gravou vários álbuns e atuou em diversos festivais. A banda lançou em janeiro de 2024 Da Revolta ao Enleio para celebrar os 25 anos. Integra os grupos Ódiacho! e Modo Vilão, onde compõe e canta em português, revisitando o repertório tradicional. Participa ainda em projetos de música infantil e tradicional, é co-maestrina do Coro Música Sem Idade e professora de canto. 

𝗟𝗨Í𝗦 𝗣𝗨𝗖𝗔𝗥𝗜𝗡𝗛𝗢, cantor e compositor, move-se entre a música tradicional e o rock, explorando sonoridades diversas ao longo da sua carreira. Após uma década com o grupo Sons de Cá, criado em Évora, iniciou a sua carreira a solo em 2011, lançando os álbuns Na Rua Amarela, Orgânica Mente Humana e Saia Rodada. A sua música já percorreu Portugal, Espanha, França, Itália, São Tomé e Príncipe e Timor. Em novembro de 2024, lançou Só as Perguntas Abrem Portas, o seu quarto álbum, uma reflexão sobre o impacto das nossas acções na sociedade. 

A apresentação pública tem interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Fonte: Nota de Imprensa / Centro Dramático de Évora (CENDREV)

Veja também

10º ArtJaZz Festival de Elvas

O ArtJaZz Festival de Elvas, apresenta a sua 10ª edição em 2025, o local dos concertos vai…