As comemorações do 8 de Março, Dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher, em Montemor-o-Novo, iniciaram-se a 7 de março, com a realização da Oficina Criativa Aberta ‘Semeando a Cultura da Paz’, com Etelvina Santos, que teve lugar no Auditório João Caldeira, na Sede da União Freguesias Vila Bispo Silveiras.

Nesta iniciativa do Núcleo de Montemor-o-Novo do Movimento Democrático das Mulheres, foram feitos objetos e decorações inspiradas na temática da Paz.

Ainda a 7 de março, ao serão, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, decorreu a interessante conversa ‘Mulheres e Liberdade’, com moderação de Helena Caldeira e participação de Catarina Caetano, Luisa Homem e de Rosa Souto Armas. Tratou-se de uma mesa redonda em torno da liberdade, com espaço para a partilha de experiências, por parte de quatro mulheres, acerca dos seus percursos profissionais, de vida e do crescimento pessoal.

No dia 8 de março, pelas 9h00, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, teve lugar a cerimónia de Hastear das Bandeiras, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, que acompanhou o executivo da Câmara Municipal e representantes das Juntas de Freguesia do Município. A cerimónia, que privilegiou das tréguas dadas pela chuva e foi marcada pela entrega de flores às mulheres que a ela se juntaram, seguiu até ao Largo de São João de Deus, para o habitual momento de tributo ao santo montemorense.

Posteriormente, foram hasteadas as bandeiras também no Hospital de São João de Deus, que em 2025 cumpre 75 anos de dedicação prestada à população de Montemor-o-Novo e a todos os que têm beneficiado dos seus serviços.

Por fim, o grupo rumou até ao Largo Bento de Jesus Caraça, tendo a cerimónia terminado em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Ainda na manhã de 8 de março, data em que celebramos também São João de Deus, teve lugar uma visita guiada intitulada ‘Os Milagres de São João de Deus e a História da Ordem Hospitaleira’. A visita realizou-se no Convento de São João de Deus, foi orientada por Filomena Caetano, Técnica Superior do Município. A iniciativa permitiu dar a conhecer a vida do Santo, bem como o património religioso e cultural a si associado.

O dia 8 de março, foi igualmente comemorado com um leque de variadas desportivas: ciclismo, caminhada e basquetebol. O Passeio de BTT ‘Volta à Cidade de Montemor-o-Novo’, promovido pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo’, levou amantes do ciclismo a pedalar em torno da cidade. Na Caminhada, que teve lugar na Ecopista, organizada pelo Núcleo de Montemor-o-Novo do MDM, foram percorridos cerca de 8km. Já ao longo da tarde, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, realizou-se o Torneio 8 de Março no escalão Mini-10, organizado pelo ACM, e com a participação do Silveiras Basket, do CAB Grândola e do Scalipus, de Setúbal.

No âmbito da programação destas comemorações, ao início da tarde do feriado municipal, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria acolheu a apresentação do mais recente livro do montemorense Augusto Mesquita, que se trata da 2.ª edição de uma obra que é um gigantesco trabalho de pesquisa que reúne informação sobre muitos temas e assuntos do nosso concelho.

Apesar do tempo instável, no dia 8 de março, cumpriu-se a tradição, com a realização da Procissão de São João Deus , que contou com a participação do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. Partindo da Igreja Matriz e tendo como destino a Igreja do Hospital de São João de Deus, o evento religioso uniu muitos devotos, num momento de culto e de fé ao santo montemorense, onde participaram a Banda da Carlista e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

O ponto alto das comemorações teve lugar a partir das 18h30, num grande concerto com o fadista Ricardo Ribeiro, que teve como palco a Igreja do Convento de São Domingos. O espetáculo foi antecedido pelo discurso do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, que realçou o dia como uma oportunidade para “(…) acima de tudo, olhar para o futuro com confiança (…)” e “(…) homenagear todos aqueles que fazem de Montemor uma terra especial (…)”.

No seu discurso, Olímpio Galvão teceu também palavras sobre São João de Deus e sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, que qualificou como “(…) um dia de reconhecimento da força, da resiliência e das conquistas de todas as mulheres ao longo da história.”, sem esquecer que o dia deve também ser “(…) um momento de reflexão sobre os desafios que ainda persistem.”

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Fotos: CM Montemor-o-Novo

Veja também

Montemor-o-Novo recebe Encontro para o Desenvolvimento Urbano Sustentável no Alentejo

Montemor-o-Novo acolhe, no próximo dia 2 de abril, o Encontro para o Desenvolvimento Urban…