Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, está a desenvolver o projeto de voluntariado “Harmonia sem Fronteiras”.
A iniciativa está a ser promovida em conjunto com a docente da disciplina de Psicologia B e em parceria com a Fundação Eugénio de Almeida, tendo como foco a inclusão e a multiculturalidade.
Em nota de imprensa enviada ao Diário do Sul, a equipa do projeto, constituída pelos alunos Ana Baía, João Marques, João Silva, Martim Correia, Raquel Pires e Samuel Leite, deu a conhecer mais pormenores.
“Este projeto nasce da necessidade urgente de promover valores como a inclusão, o respeito e a solidariedade num contexto global onde, demasiadas vezes, prevalecem a indiferença e o individualismo”, destacam os jovens.
“Para dar voz a esta mensagem e sensibilizar a comunidade para a importância de construirmos juntos um futuro mais harmonioso e empático”, os alunos organizaram um evento solidário, que acontece hoje, pelas 18h30, no auditório dos Salesianos de Évora.

Segundo os promotores, nesse evento é apresentada “a performance teatral ‘Guerras Silenciosas’, protagonizada pelos alunos do 1.° ano do curso profissional de Intérprete/Ator/Atriz”.
Esclarecem ainda que a iniciativa inclui um momento musical com Beatriz Fragoso e Margarida Rico, bem como uma conversa com responsáveis do projeto (In)Visibilidade 2.0.
“Através desta atividade, procuramos despertar consciências e incentivar à reflexão sobre questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva”, revelam os alunos.
Apesar do espetáculo ter entrada gratuita, o público poderá “contribuir com uma quantia simbólica, ao seu critério, comprando um postal de uma coleção com mensagens inclusivas, criada por nós”, realçam os mesmos jovens.
Anunciam ainda que “a receita vai reverter para a Associação Pão e Paz, que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade, e para o projeto (In)Visibilidade 2.0, que promove a integração de pessoas em situação de sem abrigo em Évora”.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Foto: ESAG