OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Eurocities 2025 Braga, de 4 a 6 de junho de 2025*, será um momento decisivo para as cidades ocuparem o seu lugar no centro do futuro da Europa.

Centrada no tema «Cidades mais fortes, uma Europa mais justa», a conferência será uma oportunidade crucial para debater a forma como as cidades e a UE podem trabalhar em conjunto para construir um futuro justo para todos. À medida que as novas instituições da UE divulgam as suas agendas políticas, o evento avaliará a forma como as prioridades dos municípios se refletem no novo programa de trabalho e orçamento da UE.

No Eurocities 2025 Braga, os principais temas em discussão incluirão, como podem as cidades assegurar o financiamento e as competências para responder às crescentes exigências? Que papel podem desempenhar os governos municipais na definição do processo decisório da UE? Como podem as cidades e a UE trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios da habitação? E como podem as cidades utilizar novas abordagens para impulsionar o crescimento sustentável?

Para além destes temas, e após os primeiros cem dias de governação europeia, as cidades estão na vanguarda da resposta aos maiores desafios da Europa, como evidenciado por uma campanha recente** que destaca as políticas e ações necessárias para capacitar as zonas urbanas para impulsionar mudanças significativas entre as quais o Clean Industrial Deal.

«O Acordo Industrial Limpo é uma oportunidade para reforçar a indústria verde da Europa, mas as cidades continuam ausentes da equação. As cidades já estão a criar uma procura crucial de tecnologias limpas no âmbito da Missão Cidades da UE e de outras iniciativas da UE, mas não são consideradas parceiros em pé de igualdade no novo panorama industrial. Se a UE pretende um futuro competitivo e neutro em termos climáticos, deve investir onde a transição está a acontecer: nas cidades», afirma Aleksandra Dulkiewicz, presidente da Câmara Municipal de Gdansk e comissária-sombra responsável pelo financiamento da luta contra as alterações climáticas.

Além desta proposta de acordo os principais tópicos da campanha incluem a construção de uma UE mais democrática através de parcerias mais profundas com as cidades, o apoio e a aceleração da mobilidade sem clima, a expansão do acesso à habitação através de um Acordo Europeu sobre Habitação e a promoção da inclusão, da cultura e das pessoas através da transformação digital.
Espera-se que as conferências em Braga proporcionem ideias ousadas, debates de alto nível e oportunidades fundamentais para estabelecer uma ligação com as pessoas que moldam o futuro urbano da Europa.

*Saiba mais no sítio Web da conferência da Comissão Europeia
https://lnkd.in/eXK9y8-q hashtag#100daysEU

**Campanha para destacar 10 prioridades para a criação de uma Europa mais forte, mais inclusiva e sustentável. https://lnkd.in/eEN4eC3q

Edição e adaptação de João Palmeiro com Eurocities

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…