OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
Eurocities 2025 Braga, de 4 a 6 de junho de 2025*, será um momento decisivo para as cidades ocuparem o seu lugar no centro do futuro da Europa.
Centrada no tema «Cidades mais fortes, uma Europa mais justa», a conferência será uma oportunidade crucial para debater a forma como as cidades e a UE podem trabalhar em conjunto para construir um futuro justo para todos. À medida que as novas instituições da UE divulgam as suas agendas políticas, o evento avaliará a forma como as prioridades dos municípios se refletem no novo programa de trabalho e orçamento da UE.
No Eurocities 2025 Braga, os principais temas em discussão incluirão, como podem as cidades assegurar o financiamento e as competências para responder às crescentes exigências? Que papel podem desempenhar os governos municipais na definição do processo decisório da UE? Como podem as cidades e a UE trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios da habitação? E como podem as cidades utilizar novas abordagens para impulsionar o crescimento sustentável?
Para além destes temas, e após os primeiros cem dias de governação europeia, as cidades estão na vanguarda da resposta aos maiores desafios da Europa, como evidenciado por uma campanha recente** que destaca as políticas e ações necessárias para capacitar as zonas urbanas para impulsionar mudanças significativas entre as quais o Clean Industrial Deal.

«O Acordo Industrial Limpo é uma oportunidade para reforçar a indústria verde da Europa, mas as cidades continuam ausentes da equação. As cidades já estão a criar uma procura crucial de tecnologias limpas no âmbito da Missão Cidades da UE e de outras iniciativas da UE, mas não são consideradas parceiros em pé de igualdade no novo panorama industrial. Se a UE pretende um futuro competitivo e neutro em termos climáticos, deve investir onde a transição está a acontecer: nas cidades», afirma Aleksandra Dulkiewicz, presidente da Câmara Municipal de Gdansk e comissária-sombra responsável pelo financiamento da luta contra as alterações climáticas.
Além desta proposta de acordo os principais tópicos da campanha incluem a construção de uma UE mais democrática através de parcerias mais profundas com as cidades, o apoio e a aceleração da mobilidade sem clima, a expansão do acesso à habitação através de um Acordo Europeu sobre Habitação e a promoção da inclusão, da cultura e das pessoas através da transformação digital.
Espera-se que as conferências em Braga proporcionem ideias ousadas, debates de alto nível e oportunidades fundamentais para estabelecer uma ligação com as pessoas que moldam o futuro urbano da Europa.
*Saiba mais no sítio Web da conferência da Comissão Europeia
https://lnkd.in/eXK9y8-q hashtag#100daysEU
**Campanha para destacar 10 prioridades para a criação de uma Europa mais forte, mais inclusiva e sustentável. https://lnkd.in/eEN4eC3q
Edição e adaptação de João Palmeiro com Eurocities