O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE (ULSAC), faz saber que, no dia 26 de fevereiro de 2025, apresentou a sua demissão à Exma. Sra. Ministra da Saúde e ao Exmo. Sr. Ministro de Estado e das Finanças.

A renúncia aos cargos foi motivada, entre outras razões, pelo facto de o Conselho de Administração não se rever na instrução contida no Despacho n.º 2152/2025, de 17 de fevereiro, da Exma. Sra. Secretária de Estado da Gestão da Saúde relativa à gestão da obra do Novo Hospital Central do Alentejo (NHCA).

A obra do NHCA, após mais de 40 meses de execução, está ainda longe do seu termo, quando estava prevista a sua realização em 30 meses e conclusão durante o ano 2024. A sua previsível conclusão em 2026, ou mesmo 2027, carece de um modelo de gestão diferente do definido, caso contrário vai continuar a acumular custos e atrasos.

O Decreto-Lei n.º 54/2024, de 6 de setembro, atribui à Administração Central do Sistema de Saúde, IP, a responsabilidade pela conclusão da construção do NHCA, tendo os recursos humanos da Administração Regional de Saúde do Alentejo, IP, afetos à obra integrado aquela entidade.

A instrução plasmada no Despacho n.º 2152/2025 colide com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 54/2024 e inviabiliza que o Conselho de Administração da ULSAC prossiga a sua principal missão: garantir a prestação de cuidados de saúde diferenciados e de qualidade à população do Alentejo.

Esta difícil decisão de renúncia aos cargos permitirá ao Ministério da Saúde pôr em prática as políticas e medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida, evitando que o atual Conselho de Administração constitua um obstáculo à sua concretização.

Realça-se a profícua colaboração da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, de todos os municípios do Distrito de Évora e demais entidades parceiras.

O Conselho de Administração manifesta a sua profunda gratidão a todos os profissionais da ULSAC, cujo empenho e trabalho árduo são a base do sucesso desta instituição. 

Fonte: Nota de Imprensa / Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE (ULSAC)
Fotos: Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE (ULSAC)

Veja também

Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora (ESESJD) celebra 70 anos

A Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora (ESESJD) celebr…