OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Bradford no Yorkshire do Norte é a Cidade da Cultura do Reino Unido 2025. Tem perto de 300 mil habitantes e é membro das Rede das Cidades Criativas da Unesco desde 2009. Bradford foi nomeada em maio de 2022 como Cidade da Cultura do Reino Unido 2025.

Bradford é a primeira Cidade do Cinema da UNESCO do mundo desde 2009, pois tem uma rica herança cinematográfica que justificou a nomeação como a primeira Cidade do Cinema da UNESCO.

Bradford District Year of Culture terá mais de 1.000 apresentações e eventos, incluindo 365 grupos de artistas, uma série de grandes festivais de artes com importantes participações nacionais e internacionais.

A história de independência cultural assumida e reforma social progressiva de Bradford e sua espetacular herança cultural oferecem uma sustentada rampa de lançamento para uma celebração da Cidade da Cultura do Reino Unido 2025 que dificilmente poderia acontecer noutro lugar que não em Bradford.

Aberta a multicultura pela primeira vez na história o Ramadan Tent Project, trouxe o seu festival para a cidade de Bradford, em parceria com Bradford 2025 Cidade da Cultura do Reino Unido para assinalar este momento incrível.

O Programa começou no St George’s Hall, reunindo acadêmicos, líderes e ativistas dos setores de artes, cultura e caridade para três painéis poderosos que exploram a conexão, comunidade, cultura e essência do Ramadan.

Foi apresentada também a segunda edição da bienal Hashtag#RamadanPavilion, intitulado ‘Luz Infinita’, desenhado pelo artista Zarah Hussain e Desinger Arquitetura Fátima Meibil uma estrutura de tirar o fôlego e vitrine de arte criativa e design que celebra as experiências vividas por muçulmanos em todo o mundo e inspirada no mês do Ramadan – e aberta para todos desfrutarem.

Foi uma alegria receber famílias, crianças e convidados de todas as origens para um dia de conversa encontro.

Ann Hamilton

Mas em Bradford 2025 é possível deixar sua marca e fazer parte de uma nova obra de arte que será revelada em maio de 2025 como parte de “We Will Sing” da artista visual americana Ann Hamilton – inspirada na rica herança têxtil de Salts Mill e Bradford. Uma seleção das cartas que foram enviadas a Oreganizaçao será apresentada no jornal We Will Sing (disponível exclusivamente nas instalações da Fábrica de Sais), lidas em voz alta durante a instalação e/ou reproduzidas no site Letters to the Future. Escreva em breve!* Em Bradford 2025 vai ser tambem instalado o primeiro Laboratório de Ação de Redução de Carbono hoje com o projeto Small99, uma sessão envolvente e motivadora. Obrigado a todos os que participaram e participaram na sessão
Qualquer empresa que deseje desenvolver um plano de redução de carbono pode participar e achará esta sessão útil, independentemente da dimensão do negócio, capacidade ou se possui ou não as suas instalações.

Edição e adaptação de João Palmeiro

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…