O Município de Reguengos de Monsaraz vai adquirir dois autocarros elétricos de 18 a 20 lugares e dois postos de carregamento de veículos elétricos, no valor de 601,5 mil euros. A candidatura “Reguengos Ecobus” foi apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência, integrada no aviso da descarbonização dos transportes públicos, e recebeu a aprovação do governo com uma comparticipação de 461,5 mil euros, ficando o restante investimento a cargo da autarquia.

Um autocarro elétrico vai ser utilizado para o transporte escolar, pelo que vai permitir a melhoria da mobilidade dos estudantes e promover a sua consciencialização para o uso dos transportes coletivos e para a eficiência energética e climática.

O outro autocarro será para um circuito urbano de serviço público de transporte de passageiros em Reguengos de Monsaraz, que visa descongestionar o centro da cidade e beneficiar a mobilidade sustentável, ligando as áreas habitacionais às escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais, estando também a ser analisada a sua aplicação nas freguesias.

A aquisição dos autocarros elétricos permite continuar a mudar o paradigma energético no setor dos transportes em Reguengos de Monsaraz, revolucionando a mobilidade urbana e apontando o caminho para um território desenvolvido, contribuindo para a transição energética, para a descarbonização, para a melhoria da qualidade do ar e para a redução das emissões de carbono. Para além da diminuição da dependência de combustíveis fosseis, haverá igualmente a redução de ruído na cidade e a possibilidade de as pessoas passarem a deslocar-se de autocarro público para o trabalho ou para outras atividades na cidade.

default

Os autocarros têm um nível de serviço anual programado com previsões de consumos de 3,08 tep/ano (Toneladas Equivalentes de Petróleo por ano). Comparativamente com os autocarros diesel EURO VI equivalentes e com o mesmo nível de serviço, haverá uma poupança de energia de cerca de 84 por cento, correspondendo a 16,34 tep/ano.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Fotos: CM Reguengos de Monsaraz

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…