OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
No âmbito da Capital Europeia da Cultura Gorizia/Nova Gorica 2025, o Carnaval Europeu deste ano (1 a 4 de março) promete ser um evento inesquecível, combinando tradição, cultura e música numa grande celebração internacional. O evento principal terá lugar em Gorizia (Itália) em 22 de fevereiro, mas será precedido por um desfile em Trieste na véspera 21 de fevereiro de 2025, marcando um início festivo para esta edição única.
O desfile conta com 18 grupos da Áustria, Suíça, Alemanha, Eslovénia e da região Friuli Venezia Giulia, destacando a natureza transfronteiriça e multicultural do Carnaval. Cada grupo trouxe sua própria contribuição artística e cultural, com trajes elaborados, coreografias espetaculares e apresentações musicais refletindo as tradições de seus respetivos países. Um elemento distintivo será a presença do Guggenmusik, um estilo musical que se originou em Basileia, na Suíça, na segunda metade do século 20. Originalmente desenvolvido para o período carnavalesco, Guggenmusik é caracterizado por arranjos deliberadamente crus e dissonantes, baseados em melodias reconhecíveis, mas transpostos para escalas musicais erradas. Inicialmente composto por simples marchas, esta tradição evoluiu o seu repertório ao longo dos anos para incluir músicas folclóricas, marchas e valsas, até se tornar um fenómeno musical crescente na Alemanha, Áustria e Liechtenstein.
Guggenmusik representa não só uma experiência sonora única, mas também um símbolo do espírito carnavalesco, energia, criatividade e desejo de romper com as convenções. A sua presença no Carnaval Europeu Gorizia 2025 acrescentou uma nota de originalidade e ajudou a criar uma atmosfera festiva e envolvente para todos os participantes. Em Gorizia, mais de 550 pessoas desfilaram pelas ruas do centro da cidade.

Na sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, o desfile aconteceu em Trieste, enquanto no sábado, 22 de fevereiro de 2025, o desfile celebrou Nova Gorica e Gorizia Capital da Cultura Europeia 2025.
No sábado, 22, às 12h, representantes dos grupos foram recebidos pelos presidentes das cidades de Gorica e Nova Gorica e pelo presidente da Câmara de Veneza Giulia de Commerce.
O desfile teve início na Praça da Vitória, passando pelas principais ruas do centro histórico de Gorizia num percurso circular de cerca de 1,8 km com a música das bandas participantes no evento.
“A Câmara de Comércio Venezia Giulia”, disse o presidente Antonio Paoletti, “promove várias iniciativas como parte do Go!2025, e o Carnaval Europeu é uma delas. Estes dias preenchidos com alegria, envolvendo famílias e jovens, com turistas e entusiastas de todas as partes da região e do estrangeiro. ” “Esteve tudo pronto para um fim de semana cheio de música e diversão”, enfatizou o presidente Rodolfo Ziberna de Nova Gorica . “Centenas de pessoas, celebraram e espalharam alegria e música por toda a nossa comunidade. Uma oportunidade maravilhosa para visitar a cidade.”
O programa incluiu uma parte em Trieste na sexta-feira, 21 de fevereiro o desfile passou por um percurso evocativo da Piazza Oberdan e depois Via Carducci, Via Imbriani, Corso Italia, Piazza della Borsa e chegada à Piazza Unità. Aqui, todos os grupos participaram no tradicional Monsterkonzert, com músicas populares.
No dia 22, em Gorizia/Nova Gorica as celebrações do Carnaval terminaram com um jantar de convívio servido com o envolvimento da escola de hotelaria Ad Formandum, na tenda da Praça da Vitória, acompanhado de festividades.
Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews