“Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Esta é a máxima pela qual se regem os associados do Rotary, uma organização mundial com cerca de 120 anos, que partiu da iniciativa de Paul P. Harris, um advogado de Chicago (Estados Unidos da América).
“Os laços de companheirismo que unem os rotários e a excelência dos projetos comunitários e internacionais são a marca indelével do Rotary”, assume a própria organização, especificando que “os rotários prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos nas suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial”.

No âmbito das suas atividades, o governador do Distrito Rotário 1960, Paulo Taveira de Sousa, visitou o Grupo Diário do Sul (DS), no dia 4 de fevereiro, acompanhado pelos companheiros do Rotary Clube de Évora.
Durante a deslocação a este órgão de comunicação social, foi entregue um emblema ao seu diretor, Manuel Madeira Piçarra, que é sócio honorário do Rotary Clube de Évora.
No final, o governador do Distrito 1960 sublinhou que “o DS é uma instituição de Évora e do sul do país, por isso, qualquer visita a Évora sem vir aqui fica incompleta”.

Paulo Taveira de Sousa explicou que “os governadores têm de visitar os clubes todos”, adiantando que, “atualmente, este Distrito tem 70 clubes”.
Recordou também que “foi a segunda vez neste ano de mandato que estive em Évora”, lembrando que “a Festa de Natal do Distrito 1960 foi celebrada cá, com grande hospitalidade do Rotary Clube de Évora”.
O mesmo responsável acrescentou que “o Rotary Clube de Évora é um clube muito forte, que está muito bem implementado na cidade e na região”.
Segundo Paulo Taveira de Sousa, “o meu mandato começou a 1 de julho de 2024 e acabará a 30 de junho deste ano”, reiterando que “o nosso trabalho é de grande proximidade com a comunidade”.
Focou ainda que, “em 2025, estamos a comemorar os 120 anos do Rotary Internacional”, apontando que “o Rotary já está em Portugal há quase 100 anos”.
O governador frisou também que “esta é uma instituição muito antiga e trabalhamos em todas as áreas que têm a ver com o desenvolvimento humano”, exemplificando que “saúde, educação, ambiente, desenvolvimento comunitário ou paz são áreas que nos interessam e nas quais os nossos clubes estão envolvidos”.

O presidente da Direção do Rotary Clube de Évora, José Tirapicos Nunes, também esteve presente, destacando que, “neste dia, visitámos a Quinta do Pio, onde apoiámos um projeto, e reunimos com a Associação Évora2027, mostrando a disponibilidade do Rotary para ajudar, pelo menos na divulgação”.
Realçou ainda que “já é um hábito visitar o DS, um jornal com o qual contamos”, reforçando que “fazemos questão de vir a este órgão de comunicação social porque é também uma maneira de nos ajudar a divulgar que existimos aqui em Évora e que os governadores fazem uma visita anual a todos os clubes”.

Na sua opinião, contribui “para nos mantermos unidos e convergentes naquilo que são os princípios que têm de ser respeitados”.
José Tirapicos Nunes considerou que “temos de estar dentro daquilo que é a proximidade e ajudar na medida do possível, contribuindo para o desenvolvimento, sempre no sentido de estarmos e de fazermos parte”.
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal