O Salão Central Eborense recebe, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, a iniciativa Cantares no Salão.

Organizado pela Câmara Municipal de Évora, o evento conta com a presença de sete grupos de cante do nosso concelho e a participação especial do Liepãja Choir Altbass, da Letónia, no âmbito do intercâmbio cultural entre as duas cidades que partilham o estatuto de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Com esta ação, o município reforça a promoção do Cante Alentejano que, recentemente, celebrou o 10.º aniversário da sua classificação como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

No dia 19, quarta-feira, os Cantares no Salão arrancam às 15h00 com as Cantadeiras da ARPIFSS, o Grupo Coral do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora e o grupo de Amigos do Cante da ARPIFHF.

Para quinta-feira, dia 20, às 18h00, estão programadas as atuações do Grupo Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais, Os Marchantes de São Miguel de Machede e do Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo.

Finalmente, na sexta-feira, dia 21, a partir das 21h30, atuam o Liepāja Choir Atbalss (Letónia), cabendo o encerramento ao Grupo de Cantares de Évora.

Refira-se que o espetáculo deste último dia se integra no quadro do memorando assinado entre Évora e Liepãja, em abril de 2023, que visa aprofundar o intercâmbio cultural e a cooperação entre as duas cidades que serão Capital Europeia da Cultura em 2027. A parceria pretende unir duas urbes que distam 3959 quilómetros, ligando o Norte e o Sul da Europa e a Letónia a Portugal. O (un)rest e o VAGAR são os motes de Liepãja e Évora, respetivamente, aprofundando e celebrando as identidades e a amizade que une ambas as cidades.

A iniciativa Cantares no Salão é de entrada livre mediante levantamento antecipado dos bilhetes, limitada à capacidade da sala.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Veja também

Évora – Sons no Salão: Transmonta Brass Quinteto de Metais no Teatro Garcia de Resende

Sons no Salão: Transmonta Brass Quinteto de Metais no Teatro Garcia de Resende em Évora, n…