“Grous – a ave majestosa” é o nome da primeira atividade de 2025 integrada no conjunto de caminhadas e passeios intitulado “Pelos Campos de Salúquia”.

Promovida pelo setor do Turismo da Câmara Municipal de Moura, a iniciativa realiza-se no próximo dia 16 de fevereiro, com concentração marcada para as 08:30, na Praça Sacadura Cabral, junto à bica de Santa Comba. Daí sairá um autocarro com destino à zona de Santo Amador e Safara, onde se dará inicio a um percurso de 6 Km, com grau de dificuldade fácil, onde se poderão observar os grous.

Os grous são aves grandes, do tamanho de uma cegonha-branca. Caracterizam-se pela plumagem cinzenta, destacando-se o enorme tufo de penas sobre a cauda. O padrão da cabeça é preto, branco e com uma pequena mancha vermelha. Em voo destaca-se o enorme pescoço, que é mantido esticado. O grou é uma espécie invernante, que pode ser observada principalmente entre novembro e fevereiro. Com uma população invernante de cerca de 8 a 10 mil indivíduos, não pode ser considerado raro, contudo a sua distribuição muito fragmentada e localizada faz com que a sua abundância varie fortemente. Tem outras particularidades, como fazerem barulho e darem nas vistas.

A participação na atividade, limitada a 30 participantes, é gratuita, mas sujeita a inscrição,
que deve ser realizada até 14 de fevereiro para os seguintes contactos:
[email protected] | 285 251 375.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura
Fotos: CM Moura / Pinto Moreira

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…