OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Há alguns dias, no Halle au Blé, mais de 800 pessoas reuniram-se para lançar o seu Contributo para Reinventar a Imaginação para Bourges 2028, próxima Capital Europeia da Cultura francesa. Este convite, sem precedentes na história das Capitais Europeias da Cultura, visa dar vida a centenas de contributos para reinventar a imaginação (CRI) aplicada a Cultura e a Europa.

No coração da região francesa Centro-Vale do Loire, a equipa Bourges 2028, apresentou o ambicioso projeto CRI com um objetivo claro: até 2028, fazer de Bourges uma câmara de ressonância para o talento artístico, seja de Bourges, Centre-Val de Loire ou de cidades parceiras em toda a França e Europa.

Artistas, associações, autoridades locais – todos eles vieram em grande número para conhecer o apelo criativo para projetos para Bourges 2028. A missão do CRI é clara, integrar pela primeira vez desde 1985, estes projetos artísticos, talvez centenas, no programa oficial da Capital Europeia da Cultura, trazendo uma nova onda de inovação a todo o continente europeu.

equipa de Bourges 2028

Como sublinhou Frédéric Hocquard, Delegado Geral de Bourges 2028: “Com mais de 5 milhões de euros, demos a nós próprios os meios para lançar este CRI de alegria, inquietude artística e despertar!”.

Pascal Keiser, Comissário Principal, recordou a todos que “o júri europeu compreendeu que a criatividade partilhada estava no cerne do nosso projeto. Por isso, a partir de 2025, vamos lançar a CRI Academy, um programa de apoio único e essencial para garantir que cada projeto se concretize e que cada voz seja ouvida.”

Elise Gousseau-Brisset, Diretora de Projetos Territoriais, descreveu o sistema de apoio abrangente, “Workshops coletivos, coaching individual, sessões on-line… Todos os anos, durante cinco meses, tudo será feito para ajudar os proponentes em questões fundamentais, desde a ligação em rede com parceiros europeus até à redução da pegada de carbono dos projetos.”

“Quer sejam contribuições gratuitas ou alinhadas com o programa artístico Bourges 2028, estes CRIs anuais irão incorporar os valores da nossa Capital Europeia da Cultura e fazê-la brilhar de uma forma sustentável!”, sublinhou Louise Tournillon, Coordenadora Geral do Bourges 2028.

Bourges 2028 acolhe a reinvenção da criatividade

A próxima data do CRI está prevista para 15 de março de 2025, com a abertura dos primeiros concursos para as contribuições! (todas as informações no site do Bourges 2028 aqui).

Este início do ano de 2025 é também uma oportunidade para fazer um balanço do primeiro ano oficial da preparação para Capital Europeia da Cultura 2028. Um ano rico em atividades, reuniões e primeiras realizações.

Mas, sem pretensão, todos sabem que este passo é apenas o começo pois esta se a projetar com todos os que participam no desenvolvimento desta aventura, para a tornar realidade, para imaginar o futuro do território onde uma equipa que está a crescer, com novos talentos para dar vida a este ambicioso projeto – uma Capital que ganha vida, com o lançamento de novos projetos culturais e as primeiras grandes obras a moldar o futuro de Bourges 2028.

O ano de 2025 é um ano-chave rumo a Bourges Capital Europeia da Cultura 2028.

Fotos: Bourges 2028

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…