A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) organizou, no dia 4 de fevereiro, uma sessão na Universidade de Évora sob o tema “Investigação e Resiliência – Formação Avançada e Financiamento Europeu”. O evento contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, e com a participação de representantes da Comissão Europeia, do Programa Pessoas 2030 e da COTEC Portugal.

A Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, destacou a importância deste evento decorrer numa universidade de média dimensão, como a Universidade de Évora, “um sinal da abertura da FCT aos investigadores e de compromisso com a proximidade, o que é particularmente relevante”. A Reitora sublinhou, ainda, que a investigação é “central no sistema de ensino superior”, representando uma fatia significativa do orçamento da instituição, com destaque para os cerca de 84 milhões de Euros provenientes de diferentes fontes de financiamento atribuídas à investigação científica.

Hermínia Vasconcelos Vilar abordou ainda, na sessão de abertura do evento, a questão da precariedade dos investigadores, destacando a necessidade de assegurar a fixação de recursos humanos altamente qualificados em Portugal. “É importante sensibilizar as empresas para o valor do conhecimento e para a empregabilidade de profissionais qualificados”, afirmou. Hermínia Vilar pronunciou-se também sobre a diversidade da realidade empresarial no país e a importância de garantir que os recursos humanos altamente qualificados possam fixar-se na região do Alentejo, além da necessidade de investimento em infraestruturas e da redução da burocracia para facilitar o processo de investigação. 

A relevância do financiamento europeu para a criação de uma sociedade mais qualificada, resiliente e inovadora constituiu o tema principal da sessão; foram apresentadas novas oportunidades de financiamento para doutoramento integradas no Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão – Pessoas 2030, que destinou 160 milhões de euros para apoiar a concessão de 3.300 bolsas de doutoramento, representando 85% do investimento total elegível de 188 milhões de euros. O programa visa aumentar o número de doutorados em Portugal, com especial enfoque na sua inserção no mercado de trabalho não académico, como em empresas, centros de interface e entidades do terceiro setor.

Madalena Alves, Presidente da FCT, sublinhou a importância do financiamento das bolsas de doutoramento, destacando que este é um dos pilares da estratégia para alavancar o ensino superior em Portugal. A FCT “tem demonstrado resultados positivos nas últimas décadas, permitindo o crescimento da Ciência e da Inovação no país”, afirmou.

A Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, destacou o “efeito multiplicador” de cada euro investido, com exemplos de estudantes de doutoramento financiados pelas bolsas da FCT que obtiveram sucesso nacional e internacional em várias áreas. Ana Paiva defendeu a importância de continuar a garantir o apoio à formação avançada, não apenas na academia, mas também fora dela, com a colaboração entre as instituições académicas e o setor empresarial. 

Jorge Portugal, da COTEC Portugal, também marcou presença no evento. A COTEC, uma associação empresarial para a inovação, tem promovido a colaboração entre o setor público e o empresarial, reconhecendo a importância da formação avançada para o crescimento das empresas e para a retenção de talento em Portugal. No entanto, ainda existem desafios, como a falta de consenso entre muitos empresários sobre a valorização da formação avançada, nomeadamente no que diz respeito aos doutorados. Porém, sublinhou, “a COTEC acredita que a colaboração entre a academia e as empresas é fundamental para a inovação e o crescimento económico.”

A sessão proporcionou um debate enriquecedor sobre os desafios e oportunidades para o futuro da investigação em Portugal, com a formação avançada e o financiamento europeu a desempenharem papéis cruciais no desenvolvimento de uma sociedade mais qualificada, inovadora e resiliente.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…