A Universidade do Minho lidera um movimento nacional, em parceria com 23 instituições e dezenas de agrupamentos escolares, para valorizar os professores no Dia Mundial da Educação (24 de janeiro).
Através do portal “Nem1SemProfessor” (www.nem1semprofessor.com), diversas ações de comunicação e eventos nas redes sociais têm como objetivo destacar a importância da docência, incluindo o lançamento do Global Teacher Prize 2025 e uma visita guiada especial para professores em Braga.
O movimento convida professores e cidadãos a compartilharem depoimentos nas redes sociais, usando a hashtag #Nem1SemProfessor, com o objetivo de valorizar a profissão docente e inspirar futuras gerações. Diversos eventos em formato online e presencial serão realizados, com entrevistas e atividades interativas, para envolver a comunidade educativa e promover uma reflexão sobre o papel dos professores na sociedade.
Celebrações do Dia Mundial da Educação
Os eventos que estão programados para 24 de janeiro no Facebook oficial do @nem1semprofessor são:
– 16h00 – Apresentação da Casa das Ciências.
Entrevista com o coordenador João Nuno Tavares que tem usado ferramentas de IA para criação de podcasts para uso pedagógico e que falará sobre os podcasts da Casa das Ciências
– 17h00 – O que é ser diretora em contexto de migração?
Conheça a história dessa professora brasileira que atualmente é diretora em Portugal e saiba com ela tem trabalhado para lidar com os desafios que a migração apresenta para professores, alunos e comunidade escolar.
– 19h00 – Lançamento do Concurso Global Teacher Prize Portugal 2025.
No Dia Mundial da Educação, a Mentes empreendedoras e o Global Teacher Prize Portugal juntam-se ao movimento #Nem1SemProfessor para lançar oficialmente a abertura do concurso deste ano. Às 19h, Aline Veroneze entrevista a professora vencedora da edição 2024, Sofia Damiana, que vai contar o projeto que desenvolve na escola em que leciona, o percurso de participação no concurso e o que fez com o prémio de 30 mil euros. Também abordaremos os detalhes sobre o concurso deste ano.
– 20h00 – Cidadania em ação na Feira da Juventude, no Algarve.
Um projeto escolar que criou uma feira solidária que já movimentou centenas de quilos de alimentos para doação e milhares de euros para pequenos comerciantes locais de Lagoa, no Algarve. Uma parceria entre escola, Câmara e as atividades desenvolvidas com a My Polis na disciplina de Cidadania que empodera jovens a cuidarem de suas comunidades. Vamos conversar com a Lara Gonçalves que, quando tinha 13 anos, ajudou a criar a primeira edição da feira, e com Ângela Soares, representante da Câmara Municipal da Lagoa, que mediou o processo de idealização e realização da feira.
– 21h00 – O que é ser professor ao redor do mundo?
Os desafios que os professores enfrentam em Portugal não são exclusivos daqui. Vamos conversar com professores que lecionam em contexto de migração na Inglaterra, na Holanda e em Portugal para entender o que os move, o que os desafia e o que os apoia. Conheça a trajetória dos professores(as) Karina Oliveira, Maria Solange, Edilene Oliveira e Jeziel Leandro e perceba os desafios do mercado de trabalho, o uso de ferramentas tecnológicas, oportunidades e o impacto da docência migrante na Educação Global, na construção de uma educação mais inclusiva.
Presencial, 25 de janeiro, sábado:
Em Braga, o Braga Media Arts promove uma visita guiada especial para os professores no sábado, dia 25 de janeiro, às 11 horas, no Gnration. Sob orientação da artista e mediadora Joana Patrão, a visita de 25 de janeiro irá focar-se na exposição da artista norte-americana Kim Gordon – Object of Projection e terá duração aproximada de 50 minutos. Como há limitação de vagas, as inscrições podem ser feitas no site www.nem1semprofessor.com.

Informação disponível no site:
No sitedo Observatório Nem1SemProfessor foram publicadas notícias com o foco em projetos de instituições portuguesas que apoiam a educação e entrevistas que discutem o panorama geral do setor com atores sociais importantes:
– Entrevista Cristina Mota: Missão Escola Pública acredita que há meios de reverter a crise docente do país.
– Entrevista com Isabel Flores IPPS-ISCTE Que alternativas surgem com a análise dos dados sobre a educação?
– Entrevista com David Justino: Entenda a crise da educação em Portugal.
– Entrevista pedro santa clara: Inovação na educação: Pedro Santa Clara fala sobre os caminhos para levar Portugal à eficiência que o futuro exige.
– Formação para professores e estudantes: “Contas à vista” a preparar professores e jovens para a segurança financeira.
– Apoio às crianças do douro: Bagos D´Ouro investe no potencial da região do douro através da educação.
E outras
Como você pode participar
O movimento #Nem1SemProfessor convida a sociedade a compartilhar nas redes sociais depoimentos inspiradores. Também acredita no poder de dar alcance a histórias que inspirem, de dar voz ao professor para que ele diga o que o motiva estar em sala de aula, afinal, os professores são o maior património que uma escola pode ter.
Como posso participar?
Professores
Os(as) professores(as) podem postar conteúdo a responder à pergunta: “Por que sou professor(a)?” Os vídeos devem ser gravados na vertical para os stories e marcados com a hashtag #Nem1SemProfessor. Quem desejar que o conteúdo seja replicado nas redes do projeto, basta marcar @nem1semprofessor.
Todos: Se quer participar da ação e valorizar a profissão docente, basta relembrar ou agradecer um professor que fez a diferença em suas vidas e marcar com a hashtag #Nem1SemProfessor.
“Nunca foi tão importante valorizar o(a) professor(a), dar meios (ferramentas, formação, apoio) para que ele(a) seja um agente de implementação de uma educação de qualidade”, explica Aline Veroneze, investigadora do doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. “Não existiriam juízes, médicos, farmacêuticos ou engenheiros sem os professores”.
Instituições: coloquem a educação no calendário de comunicação
O movimento #Nem1SemProfessor reuniu neste primeiro ano de ação coletiva 23 instituições com a proposta que fizessem uma comunicação positiva em prol dos professores. Cada instituição vai compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. AAssociação Bagos D´Ouro preparou homenagens aos professores da região do Douro, a EKUI vai lançar o vídeo “Como é que a educação pode promover a inclusão e a empatia?”, o IPPS- Iscte preparou uma publicação com dados sobre a docência no país, além de outras 17 ações.
O convite é para que instituições públicas e privadas coloquem no calendário de comunicação a data de 24 de janeiro, o Dia Mundial da Educação, para que, anualmente, promovam a comunicação em prol dos professores e que sejam um assunto que receba a atenção e os recursos que merece. Assim podem promover novas iniciativas para uma educação efetiva e de qualidade em todo o país. A Educação é uma obrigação do Estado, mas deve ser do interesse de todos.
Por que é importante participar?
“Sabemos de todas as dificuldades que cercam a profissão, mas, quando só se comunica pela negativa, isso afeta o ânimo do profissional e a admiração que a população tem pela profissão. É preciso sim, atuar em busca de melhores condições sempre, mas é preciso também dar evidência ao impacto que os professores têm na formação do indivíduo e de uma sociedade pronta para os desafios futuros. No cenário atual, o início de uma séria crise de falta de professores, valorizar o trabalho docente é uma urgência. A identidade da profissão tem mudado em alta velocidade em todo mundo. As novas tecnologias levantam novos desafios no desenvolvimento da atividade. A valorização dos professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade e preparar as futuras gerações para os desafios que virão. O movimento #Nem1SemProfessor visa não apenas reconhecer o trabalho docente, mas também garantir melhores condições e apoio a todos os profissionais da educação.
A comunicação pode ser uma poderosa ferramenta para valorizar os docentes e reunir a sociedade em torno dessa causa. O que é publicado nas redes sociais não é inocente e tem impacto na representação social da profissão e todos temos o papel de produtores de conteúdo no cenário atual. Se as notícias são só negativas e o conteúdo sempre de luta, os jovens perdem a perspetiva do que vocaciona os bons professores, do impacto deles em histórias reais, de instituições e projetos que confiam e investem na docência. Por promover um movimento orquestrado, alcançamos um público mais amplo, e damos visibilidade à profissão mesmo com os desafios impostos pelos algoritmos das redes sociais, continua Aline Veroneze, doutoranda e jornalista responsável pela iniciativa.
Fonte: Nota de Imprensa