O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) ativou ontem o plano de contingência nível 1, correspondente a um estado de contingência ligeiro. Esta medida tem como objetivo garantir o internamento de um elevado número de doentes que se encontram no Serviço de Urgência Polivalente (SUP) há mais de dois dias.
Para mitigar esta situação, a ULSAC irá reforçar a gestão de altas hospitalares e proceder à redistribuição interna de camas hospitalares pelos vários serviços de internamento, assegurando assim a resposta necessária aos doentes.
A ativação do Plano de Contingência está contemplada no Módulo de Inverno 2024-2025, que define medidas preventivas e de minimização dos impactos do frio extremo na saúde da população durante os meses de outono e inverno. Este plano permanecerá em vigor até que seja restabelecida a normalidade no funcionamento do SUP.
A ULSAC apela à colaboração da população para que recorra à Consulta de Doença Aguda nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários da ULSAC, nos horários habituais, para situações não emergentes. Em casos de emergência, recordamos que os Serviços de Urgência Básica de Montemor-o-Novo e Estremoz, bem como o Serviço de Atendimento Permanente de Vendas Novas, estão disponíveis 24 horas por dia. Agradecemos a compreensão e a cooperação de todos durante este período.
Fonte: Nota de Imprensa / Unidade Local de Saúde do Alentejo Central