O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, marcou presença no dia 6 de janeiro, na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Empreitada do IP8 (EN121) – Ferreira do Alentejo / Beja, incluindo a Variante a Beringel, que decorreu na sede da Infraestruturas de Portugal, em Almada.
Esta obra assume uma importância estratégica para o concelho de Beja e para toda a região, ao garantir melhores acessibilidades e promover uma circulação mais segura e eficiente. A construção da Variante a Beringel, em particular, será essencial para descongestionar o trânsito local, melhorar as condições de mobilidade e reforçar a ligação de Beja a Lisboa.
![](https://diariodosul.pt/wp-content/uploads/2025/01/imgLoaderUrl-1-1.jpg)
O prazo de execução da obra é de 540 dias, contados a partir de dia 06.01.2025 e o custo é de € 33.615.099,41. A obra abrange uma extensão linear de 22,5 kms e inclui uma nova Variante à Vila de Beringel numa extensão de 3 kms em perfil de duas faixas em cada sentido.
O processo que culmina com a assinatura do Auto de Consignação para início desta obra rodoviária estruturante para a região, iniciou-se em 31/12/2020 com a publicação em “Diário da República” de Declaração de Retificação do Anúncio n.º 515/2020, para concurso de projeto de execução da via agora consignada.
Este é um passo significativo para o desenvolvimento da região há muito aguardado e que permitirá ligar Beja em condições mais seguras e dignas ao litoral alentejano, sobretudo ao Porto de Sines, bem como às vias de ligação a norte, incluindo Lisboa.
Fonte: Câmara Municipal de Beja
Foto: CM Beja