A Rede de Hotéis Literários do Alentejo e Ribatejo arrancou durante a primeira edição do LiterÁREA. Foi no Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo que foi dado a conhecer este projeto que conta, para já, com a participação de 12 unidades hoteleiras.

Realizado entre 13 e 15 de dezembro, o LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo fez acontecer mais de 30 eventos, em 18 concelhos destes territórios.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, este festival contou com a presença de cerca de 40 autores e outras personalidades ao longo destes três dias.

À margem da sessão de abertura, que decorreu em Vila Viçosa, José Santos, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, sublinhou que, “desde logo, é uma vitória termos conseguido promover com algum impacto no país este Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo”.

Na sua opinião, “ao promovermos o festival estamos a promover o trabalho muito interessante que associações, câmaras municipais, promotores empresariais ou hotéis têm feito no âmbito do turismo literário”.

O mesmo responsável destacou que “este foi um festival que promoveu a literatura, os nossos autores, os nossos poetas, a nossa paisagem, a nossa enogastronomia e que promoveu lugares tão especiais que temos nestas duas regiões”, constatando que passou por “redescobrir o Alentejo e o Ribatejo ou por descobri-los pela ‘pena’ desses escritores”.

Garantiu ainda que “estamos muito focados em cada vez ter mais cultura na proposta de valor do turismo do Alentejo e do Ribatejo porque acreditamos que isso é um grande potencial que as duas regiões têm”.

Relativamente à Rede de Hotéis Literários, José Santos explicou que durante o festival “tivemos em 12 hotéis das duas regiões o ‘LER deVAGAR’, em que oferecemos livros de autores portugueses aos turistas nacionais e internacionais que pernoitaram nessas unidades”.

Acrescentou que “a semente desta rede nasceu assim no LiterÁREA e temos 12 hotéis que têm já a temática da literatura como um aspeto importante da sua comunicação”.

O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo reforçou que “essa rede arrancou no LiterÁREA e vai ser dinamizada ao longo do próximo ano”.

Especificou também que o objetivo é “criar uma rede com uma programação anual constante com ligações à gastronomia ou ao tema do vinho, em que vamos ajudar esses hotéis a oferecerem com frequência programas e iniciativas ligadas à literatura”.

Outro destaque do LiterÁREA foi a divulgação dos “16 roteiros literários que temos disponíveis no Alentejo e no Ribatejo, criados por associações ou municípios, e que estiveram acessíveis durante os três dias do festival”, revelou José Santos.

Exemplificou alguns deles, nomeadamente “o Roteiro Levantado do Chão (José Saramago), que liga Montemor-o-Novo a Évora, com uma conexão a Lisboa; o

Percurso em Galveias, no concelho de Ponte de Sôr, à volta do livro com o mesmo nome, de José Luís Peixoto; em Moura, o Roteiro de Urbano Tavares Rodrigues; ou o Roteiro do Ruy Belo, em Rio Maior”.

O mesmo responsável disse também que “alguns dos roteiros existentes podem ser feitos de forma autónoma, mas outros precisam de marcação”.

Adiantou ainda que “a nossa preocupação é estruturarmos esses roteiros e também passá-los para o nível da comercialização, havendo já algumas agências de viagens que estão interessadas em fazê-lo”.

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

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