No dia 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para assinalar a data, a Câmara Municipal de Moura voltará a erguer a Árvore da Partilha, em Moura, e a Nossa Árvore de Natal, em Amareleja.

Através do livro “A Bondade Cresce”, da autora Britta Teckentrup, os participantes criaram a decoração para as árvores de Natal. A temática deste ano está ligada ao Brincar, tema que orientou a Rede Portuguesa das Cidades Educadoras e que destaca a importância da criança e do direito a brincar na infância e, neste sentido, as árvores serão as Árvores dos Brinquedos.

Para realizar as decorações, a Ludoteca Municipal de Moura contou com a colaboração de 657 participantes, da Creche Amor Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo de Ensino Básico da cidade, utentes da APPACDM, da Fundação São Barnabé, do Lar de São Francisco e alunos da Universidade Sénior de Moura.

O polo da Ludoteca de Amareleja e da Biblioteca Municipal recebeu crianças da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Professor Francisco Honrado Pereira, alunos do polo da Universidade Sénior e utentes do Centro Social de Amareleja, num total de 200 participantes, para preparar as decorações da árvore.

Cumprindo o seu objetivo verde e respeitando a regra dos três R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), este ano foram utilizados, em Moura, 3200 pacotes de leite, 100 latas de bolachas, 400 latas de bebidas, 100 garrafas plásticas; e, em Amareleja, 1000 pacotes de leite, 30 latas de bolachas, 200 latas de bebidas, 100 garrafas plásticas. Estes materiais foram transformados pelos participantes e irão dar brilho às duas árvores.

A Árvore da Partilha 2024, que cumpre 19 anos, será erguida no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 10:00, no Largo General Humberto Delgado, em Moura; e a Nossa Árvore de Natal será erguida no dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 10:00, junto à Torre do Relógio, em Amareleja.

Assinatura de protocolos no âmbito das Atividades Socialmente Úteis

Ainda como forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura renovam os acordos de colaboração no âmbito das Atividades Socialmente Úteis.

Este é um projeto promovido pelo município e pela APPACDM que tem como propósito promover a inclusão de utentes da APPACDM em contexto de trabalho.

A Câmara Municipal de Moura acolhe, durante um ano, seis clientes da APPACDM que ficam integrados em diferentes áreas do município – Biblioteca, Ludoteca, Piscina, serviços de pinturas e jardins.

A assinatura dos protocolos realiza-se no dia 3 de dezembro, às 14:30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura
Fotos oficiais do emissário

Secção de comentários fechada.

Veja também

Moura: PESIM avança para uma segunda edição

A Câmara Municipal de Moura está a desenvolver a segunda edição do projeto PESIM – Plano E…