No dia 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para assinalar a data, a Câmara Municipal de Moura voltará a erguer a Árvore da Partilha, em Moura, e a Nossa Árvore de Natal, em Amareleja.

Através do livro “A Bondade Cresce”, da autora Britta Teckentrup, os participantes criaram a decoração para as árvores de Natal. A temática deste ano está ligada ao Brincar, tema que orientou a Rede Portuguesa das Cidades Educadoras e que destaca a importância da criança e do direito a brincar na infância e, neste sentido, as árvores serão as Árvores dos Brinquedos.

Para realizar as decorações, a Ludoteca Municipal de Moura contou com a colaboração de 657 participantes, da Creche Amor Perfeito, do Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo, dos Jardins de Infância e 1.º Ciclo de Ensino Básico da cidade, utentes da APPACDM, da Fundação São Barnabé, do Lar de São Francisco e alunos da Universidade Sénior de Moura.

O polo da Ludoteca de Amareleja e da Biblioteca Municipal recebeu crianças da Creche Bem-Me-Quer, da Escola Professor Francisco Honrado Pereira, alunos do polo da Universidade Sénior e utentes do Centro Social de Amareleja, num total de 200 participantes, para preparar as decorações da árvore.

Cumprindo o seu objetivo verde e respeitando a regra dos três R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), este ano foram utilizados, em Moura, 3200 pacotes de leite, 100 latas de bolachas, 400 latas de bebidas, 100 garrafas plásticas; e, em Amareleja, 1000 pacotes de leite, 30 latas de bolachas, 200 latas de bebidas, 100 garrafas plásticas. Estes materiais foram transformados pelos participantes e irão dar brilho às duas árvores.

A Árvore da Partilha 2024, que cumpre 19 anos, será erguida no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 10:00, no Largo General Humberto Delgado, em Moura; e a Nossa Árvore de Natal será erguida no dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 10:00, junto à Torre do Relógio, em Amareleja.

Assinatura de protocolos no âmbito das Atividades Socialmente Úteis

Ainda como forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Moura e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Moura renovam os acordos de colaboração no âmbito das Atividades Socialmente Úteis.

Este é um projeto promovido pelo município e pela APPACDM que tem como propósito promover a inclusão de utentes da APPACDM em contexto de trabalho.

A Câmara Municipal de Moura acolhe, durante um ano, seis clientes da APPACDM que ficam integrados em diferentes áreas do município – Biblioteca, Ludoteca, Piscina, serviços de pinturas e jardins.

A assinatura dos protocolos realiza-se no dia 3 de dezembro, às 14:30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…