As duas vereadoras do Partido Socialista (PS) na Câmara de Évora, Lurdes Pratas Nico e Bárbara Tita, visitaram o Grupo Diário do Sul (DS), no dia 6 deste mês.
Na ocasião, foram recebidas pelo diretor do DS, Manuel Madeira Piçarra, e pelo editor, Paulo Piçarra, tendo esse encontro permitido debater o papel da comunicação social regional, mas também os desafios que estes meios têm pela frente.
No final da reunião, Lurdes Pratas Nico explicou que, “no âmbito do trabalho que fazemos como vereadoras, nos últimos tempos, temos tido a preocupação de estar mais no terreno, no sentido de ouvir as instituições e aquilo que as preocupa”.
Acrescentou que, neste caso, “quisemos também perceber de que forma é que se pode estreitar a ligação entre o poder local autárquico e os meios de comunicação social”.
Em relação a este grupo, a vereadora socialista sublinhou que “o DS é fundamental pela história que tem, mas também porque é um dos meios de comunicação que chega diariamente a casa das pessoas”, lembrando que “é o único que temos aqui perto de nós”.
Na sua opinião, “também é fundamental passar através dele aquilo que é feito nas câmaras, nas juntas e noutras instituições”.
Nesse sentido, as autarcas destacaram que “a nossa presença foi também como um sinal de agradecimento pelo papel que o DS tem na divulgação daquilo que é o nosso trabalho e daqueles que são os eleitos nos diversos órgãos”.
Segundo Lurdes Pratas Nico, “levamos daqui aquilo que são os problemas que o DS enfrenta, nomeadamente algumas preocupações em torno da falta de apoios dos governos centrais à imprensa regional escrita, em benefício dos grandes grupos da área”.
A par disso, também foram debatidas “algumas ideias de futuro que podem ser aprofundadas nesse sentido de uma maior ligação entre o poder local e os meios de comunicação social”, constatou a vereadora socialista.
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal