É no edifício da Junta de Freguesia (JF) do Bacelo, em Évora, que “nasceu” a loja social SauDar, criada no âmbito do projeto Renascer na Saudade – Cuidar de Quem Cuidou.
Inaugurada no dia 5 de novembro, esta loja resulta de uma parceria entre o referido projeto e a União das Freguesias (UF) de Bacelo e Senhora da Saúde, contando ainda com o apoio de várias entidades, como Fundação Eugénio de Almeida, Centro de Inovação Social – Empreende e Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Segundo os promotores, o objetivo é que esta seja “uma nova resposta social que visa fortalecer os laços comunitários através do voluntariado solidário”.
Em nota de imprensa, a UF de Bacelo e Senhora da Saúde realçou que “esta iniciativa representa um importante marco no desenvolvimento do impacto social na freguesia”, destacando que “materializa o compromisso das entidades envolvidas em criar respostas efetivas às necessidades da comunidade, através do voluntariado e da solidariedade social”.
È ainda referido que a loja social SauDar “é um espaço de partilha e apoio, onde o espírito solidário se traduz em ações concretas de ajuda aos que mais necessitam”.
De acordo com Luís Pardal, presidente da UF de Bacelo e Senhora da Saúde, “a loja social SauDar tem uma grande importância para a JF, desde logo, porque ao longo do presente mandato temos trabalhado na sustentabilidade ambiental, económica e social”, reiterando que “este projeto insere-se na área do apoio social”.
Garantiu ainda que “nós queremos desenvolver a nossa fileira de apoio à população e sendo a JF uma entidade de proximidade, uma casa aberta que acolhe e apoia as pessoas, para isso é fundamental que tenhamos respostas imediatas”.
O autarca evidenciou que “com este espaço que inaugurámos, a partir de agora, e muito concretamente, qualquer pessoa pode deslocar-se à JF e levar roupa para que assim possa melhorar a sua qualidade de vida e da sua família”.
A par disso, focou que, “se entender, pode partilhar a sua situação que com toda a discrição procuraremos contribuir para ajudar”.
Para Luís Pardal, “este projeto é um passo para apoiar melhor alguém que tenha esta necessidade, nomeadamente as pessoas da nossa freguesia, mas também a população em geral da cidade de Évora”.
Por sua vez, Suzete Rico, responsável pelo projeto Renascer na Saudade – Cuidar de Quem Cuidou, deu conta de como surgiu a ideia desta loja social.
“O projeto da loja nasce de um projeto maior que tem como objetivo cuidar daqueles que cuidam ou cuidaram de pessoas próximas em situação de dependência”, afirmou, frisando que “o que pretendemos é criar uma rede de cuidados numa comunidade que possa estar mais vulnerável”.
Suzete Rico avançou que “a loja social SauDar funciona durante o horário de expediente da JF e conta com a colaboração de voluntários que disponibilizam bens que são doados e que podem ser cedidos a título gratuito àqueles que mais precisarem”.
Reforçou ainda que, “efetivamente, aquilo que pretendemos é que este seja um espaço de conforto, acolhimento, partilha e de cuidar daqueles que mais precisam”.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: UF Bacelo e Sra. da Saúde