A Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha ocorreu há 384 anos, em 1640. Este momento histórico, celebrado a 1 de dezembro, tem um significado especial para a freguesia de Santo Aleixo da Restauração.

O povo de Santo Aleixo desempenhou um papel fundamental nas batalhas contra os espanhóis, um feito que é recordado e homenageado no monumento situado na Praça da Restauração, nesta freguesia do concelho de Moura, assim como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.

As celebrações de 1 de dezembro, organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, visam destacar a bravura dos habitantes de Santo Aleixo nas lutas pela independência.

Este ano, as comemorações têm início no dia 30 de novembro, às 21:00, com um concerto da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense, na Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração.

No dia 1 de dezembro, as festividades começam às 10:00, na Praça da Restauração, com a receção da Banda Filarmónica do Círculo Artístico Musical Safarense, seguindo-se, às 10:15, a cerimónia de Hastear da Bandeira. Pelas 10:30, terão lugar as intervenções de Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, do Coronel Luís Albuquerque, historiador, e de Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura.

Às 11:15, a Associação Companhia Livre realizará uma Recriação Histórica, encerrando-se as celebrações às 12:00, com um convívio popular com o Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração e com o Grupo Coral da Sociedade Recreativa Amarelejense.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura

Veja também

Alunos da ESAG promovem hoje evento solidário “Harmonia sem Fronteiras”

Um grupo de alunos do 12.º ano da Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora, est…