Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o renovado Salão Central Eborense exibiu na noite de 8 de novembro, o documentário “A Cor da Liberdade”. A ação parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e esteve também presente nesta sessão que marcou o regresso do cinema ao Salão Central.

No final da exibição do documentário, cuja produção teve apoio do município eborense, teve lugar uma conversa/debate com as muitas dezenas de espetadores que compunham a plateia.

A acompanhar o antigo preso político, José Pedro Soares, a discussão contou com os contributos do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, de Eulália Miranda, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e de Filipa Patrício, argumentista e produtora executiva deste filme.

A importância de divulgar as histórias aqui relatadas junto da população escolar, como forma de preservação das memórias daqueles que lutaram contra a opressão da Pide e do Estado Novo, foi um ponto de concordância entre todos os intervenientes. A Cor da Liberdade “contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas. Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar.”

O documentário é realizado por Júlio Pereira. Pode ver a apresentação da película através desta ligação:
https://www.youtube.com/watch?v=2bptB8J4Kr0&t=5s

Fonte: Câmara Municipal de Évora
Fotos: CM Évora

Secção de comentários fechada.

Veja também

CCDRA – Abertura de Aviso de Concurso: Apoio à Cultura

O Programa Regional do Alentejo 2030 (Alentejo 2030) anuncia a abertura do aviso de concur…