Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o renovado Salão Central Eborense exibiu na noite de 8 de novembro, o documentário “A Cor da Liberdade”. A ação parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e esteve também presente nesta sessão que marcou o regresso do cinema ao Salão Central.

No final da exibição do documentário, cuja produção teve apoio do município eborense, teve lugar uma conversa/debate com as muitas dezenas de espetadores que compunham a plateia.

A acompanhar o antigo preso político, José Pedro Soares, a discussão contou com os contributos do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, de Eulália Miranda, da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e de Filipa Patrício, argumentista e produtora executiva deste filme.

A importância de divulgar as histórias aqui relatadas junto da população escolar, como forma de preservação das memórias daqueles que lutaram contra a opressão da Pide e do Estado Novo, foi um ponto de concordância entre todos os intervenientes. A Cor da Liberdade “contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas. Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar.”

O documentário é realizado por Júlio Pereira. Pode ver a apresentação da película através desta ligação:
https://www.youtube.com/watch?v=2bptB8J4Kr0&t=5s

Fonte: Câmara Municipal de Évora
Fotos: CM Évora

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…