A edição deste ano do projeto Med on Tour, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, realizou de 8 a 10 de novembro diversas atividades no âmbito da saúde no concelho de Reguengos de Monsaraz. O projeto integra 25 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
O programa que foi desenvolvido em Reguengos de Monsaraz teve rastreios gratuitos à hipertensão, diabetes e obesidade, uma ação de formação para as crianças e o Hospital dos Bonequinhos.
Os rastreios começaram com distribuição de folhetos informativos e aconselhamento na área da saúde nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de São Pedro do Corval, assim como para a população no Centro de Recreio e Convívio de Santo António do Baldio. Mais tarde, os alunos de medicina estiveram a fazer os rastreios no jardim público de Perolivas, no Centro Cultural Caridadense, na Caridade, e na Casa do Cante, no Telheiro.
Decorreu ainda uma formação para crianças e o Hospital dos Bonequinhos nas Atividades de Tempos Livres. Ao final do dia, os estudantes observaram as estrelas na sede da Reserva Dark Sky, na Cumeada.
No dia 9 de novembro, o Hospital dos Bonequinhos esteve na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. Esta atividade visou ensinar às crianças várias temáticas de saúde de forma divertida, com simulação de consultas para os seus bonecos de peluche, explicação de procedimentos médicos e apoio e orientação sobre cuidados com a saúde.
No mesmo dia, realizaram-se rastreios na câmara municipal, nos lares da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio e no Solar de São Lucas, nas Perolivas, mas também no Centro de Convívio de Carrapatelo. De tarde, os estudantes efetuaram os rastreios nos lares da Associação de Solidariedade Social de São Marcos do Campo e do Centro Social e Paroquial Sagrado Coração de Jesus de Campinho, assim como para a população no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, na Junta de Freguesia de Campinho e no Largo do Cruzeiro, em São Marcos do Campo.
No dia 10 de novembro, houve rastreios à população na Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval, na Casa das Avós, nos Motrinos, no Centro de Convívio de Barrada, no Centro Cultural de Outeiro e no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz. Através do projeto Med on Tour, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende que toda a população receba formação, informação e sensibilização sobre a promoção da saúde e a prevenção da doença.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Fotos oficiais do emissário