Os “saberes e sabores” de Arraiolos estiveram em destaque no pavilhão multiusos desta vila alentejana, entre 30de outubro e 3 de novembro.

Decorreu assim a 23.ª Mostra Gastronómica, o 15.º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos, três eventos que juntos contribuíram para dinamizar a economia local.

Ao longo destes cinco dias, houve atividades para “todos os gostos”. Demonstração da confeção da empada, showcookings, tapeceiras a bordar o Tapete de Arraiolos, contos, animação musical ou cante alentejano foram algumas das propostas que enriqueceram o programa.

Em declarações aos jornalistas, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, salientou a importância de um certame como este para promover o desenvolvimento económico do concelho.

“Este ano, decidimos apostar em cinco dias, concentrando todas as atividades, porque no ano anterior fizemos um inquérito junto dos expositores e boa parte sugeriu que houvesse uma redução”, explicou a autarca.

Acrescentou que “decidimos experimentar, depois vamos fazer uma avaliação e no próximo ano se verá se continuamos com esta versão de cinco dias ou de dez dias”.

Sílvia Pinto adiantou que “quisemos apostar em atividades contínuas ao longo de todos os dias para que quem nos visitasse tivesse sempre alguma coisa para ver ou fazer”, frisando que “tivemos um programa mais preenchido e mais condensado para que os visitantes ficassem connosco o maior tempo possível”.

Destacou ainda que “este foi quase um encontro de marcas registadas”, ressalvando que “foi um encontro de produtos e produtores de Arraiolos”.

Segundo a edil, “o objetivo não foi só promover o desenvolvimento económico nestes cinco dias, mas que ao longo de todo o ano quem nos visita saiba que pode encontrar aquilo que encontrou aqui neste evento”.

Nesse sentido, afirmou que “por isso é que é importante para nós que esta mostra tenha apenas produtores e produtos de Arraiolos porque quem nos visita sabe que aqui encontrou Arraiolos e se voltar cá noutra altura do ano pode encontrar esses mesmos produtos”.

Na sua perspetiva, “isso é muito importante porque promove o desenvolvimento económico ao longo de todo o ano”.

Bons resultados turísticos do concelho destacados no evento

O evento contou com a presença de representantes de várias entidades locais e regionais, nomeadamente do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que sublinhou os bons resultados que o concelho tem tido neste setor.

Em declarações à comunicação social, realçou que, “felizmente, o Alentejo está a crescer e há concelhos que crescem mais do que outros”, evidenciando que “Arraiolos de facto tem consolidado nos últimos dez anos uma oferta muito diversificada”.

A esse nível, o mesmo responsável focou que “é uma oferta de baixa escala, pois com exceção da Pousada de Arraiolos, não há um empreendimento turístico de média dimensão, mas há uma rede de alojamentos de muita qualidade”.

Revelou que, “em 2023, Arraiolos teve cerca de 25 mil dormidas”, apontando que, neste ano, “no final de agosto, já estava com mais de 18 mil dormidas, por isso é que está a crescer 6,8 por cento comparativamente ao mesmo período do ano anterior”.

José Santos reiterou que “tem produtos, alojamentos e restaurantes de qualidade, bem como enoturismos de qualidade”, constatando ainda que “tem esta relação com os produtos autóctones, como a empada, o pastel de toucinho ou o Tapete de Arraiolos”.

Na sua opinião, “é um concelho, ainda que muito próximo de Évora, que não vive à ‘sombra’ de Évora, tem uma identidade própria e tem afirmado uma proposta de valor muito consolidada que dentro da dimensão da oferta que tem atrai muitos turistas”, considerando que “Arraiolos vai fazendo o seu caminho e é um ativo muito importante para o turismo do Alentejo”.

Por sua vez, a presidente do Município de Arraiolos admitiu que “foi com agrado que recebemos esta informação de que aumentou o número de dormidas”, comentando que “ao falarmos com os alojamentos apercebemo-nos de que as coisas estão a funcionar bem, mas também porque encontramos muitas pessoas a visitar Arraiolos”.

Sílvia Pinto recordou ainda que “esta iniciativa e outras que vamos fazendo ao longo do ano também são um motor para trazer mais pessoas ao nosso concelho”.

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

Secção de comentários fechada.

Veja também

Conferência “As características das variedades portuguesas de azeitona” – 6 de dezembro | 09:00h | Palácio Dom Manuel | Évora

No âmbito do Festival do Azeite Novo irá decorrer, dia 6 de dezembro em Évora, a Conferênc…