O que aconteceria se, de algum modo, puséssemos o leme nas mãos das crianças, oferecendo-lhes os nossos restos e sobras, perguntando-lhes: o que fazemos agora? como poderíamos raspar na matéria outras formas de mundo?

Maria Lis foi à procura de objectos sem uso, remetidos aos dias passados, uma peneira, uma caixa de comprimidos, uma balança para cartas, um limpador de espingardas, algumas pedras, uma goteira e outras miudezas e entregou-os a várias crianças para lhes perguntar: e com estas coisas que já temos, também podemos fazer outro mundo?

Trata-se de tentar raspar com as unhas uma forma nova num material antigo, esculpir maneiras de continuar apesar dos tantos entraves.

Uma geografia de entrelinhas, de silêncios e de mãos-na-massa, as imagens de Ana Filipa Correia, os objectos à espera de ânimo e o texto escrito no contexto desta residência pela Maria LisENCLAVE, editado agora pela Língua Morta, poderão ser vistos, ouvidos e mexidos na Pó de Vir a Ser, como promessas de outro modo, no dia 9 de novembro, pelas 15 horas

Duração: 2 horas
Classificação Etária: M/12

A residência artística da poeta Maria Lis integrou as atividades do programa bienal da Pó de Vir a Ser, “ A Condição do Campo”. A Pó de Vir a Ser é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e tem o apoio do Município de Évora, Município de Montemor-o-Novo, Assimagra, Formas de Pedra. Integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. 

Maria Lis vive em Lisboa, onde brinca, escreve, desenha e canta. Publicou o livro Quando Onde (Tigre de Papel, 2022), com Miguel Cardoso, e o livro de poemas Turbulenta Forma (Língua Morta, 2023). Em 2024, ilustrou a Correspondência entre Antonin Artaud e Jacques Rivière (Tigre de Papel), participou com o ensaio Medida Inteira no quinto número da Revista Lote e, entre outros projectos de desenho e de escrita, publica agora o livro Enclave (Língua Morta) que resulta da residência de escrita na Pó de Vir a Ser e do trabalho conjunto com a fotógrafa Ana Filipa Correia.

Fonte: Nota de Imprensa / Pó de Vir a Ser
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…