O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) organiza no próximo dia 6 de novembro o encontro “Boas Práticas de Inovação Aberta e Transferência de Tecnologia”, reunindo empresários, investigadores, empreendedores e entusiastas da inovação aberta das regiões Centro, do Alentejo e da Extremadura Espanhola.

Este evento quer fomentar a partilha de conhecimentos e promover colaborações entre o meio académico e o meio empresarial em áreas emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV).

A sessão, que terá início às 10H00 nas instalações do PACT, contará com a participação de e especialistas reconhecidos pela sua experiência em contextos internacionais, que irão abordar as mais recentes práticas de inovação aberta e a sua aplicação no contexto empresarial. Entre os oradores confirmados estão António Bob Santos, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e Nelson Silva, Professor e Investigador Sénior da Universidade Interdisciplinar de Transformação (IT:U), na Áustria.

«A inovação aberta é um elemento crucial para o crescimento sustentável das empresas e da economia. Ao ligar o conhecimento académico com as necessidades do mercado, conseguimos acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que podem transformar setores inteiros. No PACT, estamos comprometidos em facilitar essa tarefa ao promover um ambiente de colaboração que permite às empresas adotar novas práticas e integrar inovações emergentes. Este evento é uma oportunidade para fortalecer essas ligações e explorar o vasto potencial da inteligência artificial e da realidade virtual.» afirma Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.

Programa:

  • 10H00 – Receção dos participantes
  • 10H30 – Abertura da sessão por Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
  • 10H40 – Apresentação do projeto DRIVEN – Open Innovation Driven Economy, por Margarida Santos, Gestora de Projetos no PACT.
  • 10H50 – Palestra sobre políticas de inovação aberta e o papel das instituições de ensino superior na transferência de tecnologia e no desenvolvimento empresarial, por António Bob Santos (FCT).
  • 11H20 – Apresentação de boas práticas em transferência de tecnologia nas áreas de IA e RV, por Nelson Silva (IT:U).

O evento é direcionado a organizações, empresariais ou não, que procuram adotar práticas de inovação aberta e explorar as potencialidades de tecnologias emergentes, promovendo assim o desenvolvimento de novas soluções para o mercado. O dia incluirá ainda um almoço de networking para proporcionar um momento informal para os participantes trocarem ideias e formarem parcerias.

Para garantir a sua vaga faça a inscrição através do website do PACT

Este encontro é realizado no âmbito do projeto DRIVEN – Open Innovation Driven Economy, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que tem como objetivo impulsionar a inovação e o empreendedorismo em regiões transfronteiriças. O DRIVEN é coordenado pela FUNDECYT-PCTEX, parceria com a Cámara Oficial de comercio, Industria y Servicios de Cáceres, o PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, a IPN Incubadora – Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas, a Cámara Oficial de Comercio, Industria y servicios de Badajoz, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Nota de Imprensa / PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia

Secção de comentários fechada.

Veja também

“Laços para a Vida – Casa & Companhia” beneficia jovens e seniores em Évora

Mais uma jovem aluna e uma sénior assinaram esta semana (6 de novembro) um contrato de com…