A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) do Alentejo Central distinguiu as empresas desta região às quais foi atribuído o estatuto de PME Líder 2023, com uma sessão no seu novo edifício, no passado dia 15 de outubro.

Este é “um selo de reputação”, criado pelo IAPMEI, que visa galardoar “o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores”, segundo os promotores, que destacam que “é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do turismo) e um conjunto de bancos parceiros, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros”.

De acordo com o Crédito Agrícola (CA) do Alentejo Central, “anualmente, as instituições bancárias candidatam várias empresas para esta distinção”.

Explicou ainda que, “de todas as empresas que a CCAM Alentejo Central candidatou, viu serem atribuídos 17 estatutos”, admitindo que esse feito “orgulha-nos muito e traduz-se num crescimento de mais do dobro face ao ano anterior, o que também revela o dinamismo das empresas do Alentejo Central”.

Em declarações aos jornalistas, Pedro Carvalho, diretor da Direção de Gestão de Negócio Empresas da Caixa Central do CA, “os bancos candidatam os seus clientes que cumprem um conjunto de rácios financeiros para poderem obter este estatuto e para nós é muito relevante podermos ter clientes que são reconhecidos a nível nacional”.

Realçou que “também é muito relevante que localmente possamos fazer este reconhecimento a empresas que no fundo são exemplos de boas práticas e que funcionam um pouco como instrumentos de desenvolvimento local”.

Pedro Carvalho adiantou que “para nós é muito reconfortante poder ter já uma carteira de clientes reconhecidos com este estatuto, que todos os anos tem vindo a crescer e a merecer a confiança destes clientes”, focando ainda que “no CA do Alentejo Central foram distinguidas 17 empresas com o estatuto PME Líder e a nível nacional tivemos cerca de 640 empresas reconhecidas”.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da CCAM do Alentejo Central, José Tirapicos Nunes, destacou que “é sempre bom termos na nossa região empresas que se vão distinguindo pela qualidade dos produtos que produzem e pela atenção que merecem aos seus clientes”.

Reforçou que “precisamos de empresas na nossa região que está afastada dos grandes centros”, sublinhando que, “felizmente, temos estas empresas que, neste caso, têm um leque de atividades muito diversificado”.

Na sua opinião, “é bom que vamos avançando não apenas num setor de atividades, mas em vários”, frisando que “todas essas empresas no seu conjunto representam um portfólio de negócios que é muito importante”.

José Tirapicos Nunes garantiu que, “para nós, CA, temos todo o gosto em apoiar estas empresas e em estabelecer com elas estas iniciativas de candidatura a PME Líder, que depois é avaliado a nível mais elevado”, constatando que “esta distinção é bem merecida”.

Apontou ainda que “pode haver pontos de ligação entre empresas e também pode ser uma maneira de estabelecerem ligações na área comercial que podem ser bastante úteis”, evidenciando que “é muito bom que estas empresas estejam sólidas, pois é uma garantia também para o desenvolvimento da nossa região”.

Recorde-se que a CCAM do Alentejo Central está presente em nove concelhos, nomeadamente Alandroal, Arraiolos, Évora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel e Vila Viçosa, dispondo de 19 agências dispersas por estes territórios.

Durante a cerimónia, os empresários distinguidos falaram dos seus percursos e da importância deste galardão.

Terralimite Lda. – empresa que atua no setor da construção civil e também de transporte de mercadorias.

(Não estando presente nenhum representante, a distinção foi recebida por um colaborador do CA)

Distriportel Lda. – empresa que explora o Intermarché de Arraiolos.

(Não estando presente nenhum representante, a distinção foi recebida por um colaborador do CA)

Agro-Pecuária da Herdade do Sobroso Lda. e Herdade do Sobroso II – Turismo no Espaço Rural Lda. – empresas dedicadas à exploração de atividade pecuária e turismo rural.

Ginestal Machado: “Para mim, esta distinção é o culminar de uma luta de 18 anos, que neste momento já vai em 24, de um projeto megalómano”.

Manuel Gomes Nunes & Filho Lda. – empresa que se encontra ligada ao ramo da construção civil.

(Não estando presente nenhum representante, a distinção foi recebida por um colaborador do CA)

BCÉvora S.A. e 2MÉvora Lda. – são responsáveis pela gestão das duas unidades de venda franchisadas do McDonald’s em Évora.

Estevão Bourbon: “Já estamos há muitos anos em Évora e a marca vai continuar a expandir em Évora; o CA será sempre uma referência”.

Movimola – Serralharia Civil Lda. – a empresa dedica-se a atividades de serralharia civil e de mecânica de veículos pesados.

Anabela Fialho Pessoa / Marlene Rodrigues: “Já vamos na terceira geração. Agradecemos a todo o pessoal que está connosco diariamente. A maior luta que temos é motivar as pessoas a trabalharem connosco numa área que não é nada fácil”.

Prime Team – Mediação Imobiliária Lda. – empresa que atua sob o franchise da marca REMAX em Évora.

(Não estando presente nenhum representante, a distinção foi recebida por um colaborador do CA)

Mendes & Sarnadinha Lda. – está no setor da agricultura e produção animal combinadas.

Vicente Sarnadinha: “Gosto muito de trabalhar com o CA e foi muito bom receber este prémio”.

Serrano Mira S.A. – empresa dedicada ao mercado dos vinhos e da viticultura.

Luís Mira: “Dar uma nota a todos os outros premiados. É sempre um esforço que as empresas fazem para terem contas saudáveis, isso é importantíssimo para criar valor e trazer empregabilidade”.

Tiago Morgado Lda. – dedica-se à comercialização de produtos de higiene e limpeza.

Tiago Morgado: “Penso que isto é o resultado do nosso trabalho do dia-a-dia, dos nossos colaboradores e de tentarmos fazer o melhor que conseguimos. Já temos esta distinção há uns anos e esperamos continuar”.

Vestigios & Lugares – Construções Lda. – empresa do ramo da construção civil.

António Serra Lopes: “Temos objetivos fortes e vamos crescer, pelo que precisamos e contamos com o CA daqui para a frente”.

Silcat Frutas Lda. – empresa que atua no ramo do comércio de bens alimentares, nomeadamente de frutas e legumes.

Manuel Silva: “Com quatro anos de existência, somos uma empresa solidária com os nossos colaboradores. Eles não são só meus funcionários, são meus amigos, que estiveram sempre ao nosso lado, tal como o CA”.

Anipura S.A. e Purafrota S.A. – a primeira tem como atividade principal o comércio e moagem de cereais, a segunda é uma empresa dedicada ao transporte de mercadorias e de cavalos de competição.

Mário Franco: “É sempre bom receber um prémio e ter duas empresas PME Líder. É gratificante também porque temos uma equipa de funcionários que nos apoiam. É o reflexo do trabalho de toda a gente”.

Sociedade Agropecuária dos Canhões Lda. – empresa que se dedica à exploração de atividade pecuária.

Bulhão Martins: “O CA tem sido extremamente importante na minha atividade profissional e cá estamos para continuar. O meu setor tem especificidades muito grandes e é bom que os bancos as conheçam para nos poderem compreender melhor”.

Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=tU-5mGtb9mo&t=4s

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

Veja também

Mais de 100 pessoas caminharam para apoiar projeto social de alunos da ESSF

Os alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Severim …