No passado dia 21 de Setembro, na Universidade de Lisboa, em Portugal, realizaram-se as atividades de “Uma Faixa, Uma Rota” Liangzhu: Diálogo de Civilizações Mundiais”.
As atividades incluíram experiências de jovens e salões de intercâmbio, atraíndo centenas de convidados da parte chinesa e portuguesa.
O Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, a Diretora do Escritório de Cinema da Província de Zhejiang, Fan Qingyu, o Vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Peixoto, foram alguns dos muitos participantes presentes.
No discurso da Sra. Fan Qingyu, foi destacado que Zhejiang e Lisboa têm laços históricos profundos e uma base sólida de intercâmbio amistoso. Ela expressou a esperança de que, através da janela cultural única, que é a cultura de Liangzhu, seja possível mostrar a longa história e os magníficos feitos da civilização chinesa, fortalecendo continuamente a troca civilizacional e enriquecendo os intercâmbios culturais entre os dois locais.
O Vice-reitor João Peixoto, no seu discurso, afirmou que a Universidade de Lisboa apoia ativamente a realização de eventos de intercâmbio cultural entre China e Portugal e que continuará a promover o intercâmbio cultural entre diferentes partes do mundo.

O Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, destacou ainda que Portugal e a China possuem uma longa história de intercâmbio amistoso, e que a amizade entre os dois povos é profunda e antiga, afirmando que este evento trará nova vitalidade às relações entre a China e Portugal.
Durante a atividade de experiência juvenil, seis jovens estudantes portugueses foram nomeados “Embaixadores de Liangzhu”. Eles atuarão como divulgadores da cultura de Liangzhu, promovendo este valioso património cultural em Portugal e em toda a Europa.
Jovens representantes da China e de Portugal, vestidos com trajes tradicionais inspirados nos elementos de Liangzhu e de Portugal, realizaram juntos uma apresentação cultural, o flash mob “Encontro com a Cultura Liangzhu”.
Os estudantes portugueses participaram em várias atividades interativas, como “caixa cega de Liangzhu”, obtenção de conhecimentos e o projeto “Pintura Global Coletiva”, o que lhes proporcionou uma experiência imersiva na cultura de Liangzhu. Eles expressaram que o evento não só aprofundou o seu conhecimento e compreensão da cultura chinesa, como também despertou o seu interesse e entusiasmo pela exploração da civilização humana.
No salão de intercâmbio “Liangzhu: Diálogo de Civilizações Mundiais”, Wang Ningyuan, Diretor do Departamento de Arqueologia Científica do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang, apresentou detalhadamente o valor histórico e o significado cultural do sítio arqueológico da antiga cidade de Liangzhu.
A Professora Auxiliar Catarina Gaspar, do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, explorou os pontos comuns e as particularidades entre as civilizações de Portugal e de Liangzhu, discutindo como ambas podem se enriquecer mutuamente através do intercâmbio cultural.
Recorde-se que as atividades de intercâmbio cultural foram realizadas, com sucesso, em Portugal.
Fonte: Rádio Íris