No passado dia 21 de Setembro, na Universidade de Lisboa, em Portugal, realizaram-se as atividades de “Uma Faixa, Uma Rota” Liangzhu: Diálogo de Civilizações Mundiais”.

As atividades incluíram experiências de jovens e salões de intercâmbio, atraíndo centenas de convidados da parte chinesa e portuguesa.

O Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, a Diretora do Escritório de Cinema da Província de Zhejiang, Fan Qingyu, o Vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Peixoto, foram alguns dos muitos participantes presentes.

No discurso da Sra. Fan Qingyu, foi destacado que Zhejiang e Lisboa têm laços históricos profundos e uma base sólida de intercâmbio amistoso. Ela expressou a esperança de que, através da janela cultural única, que é a cultura de Liangzhu, seja possível mostrar a longa história e os magníficos feitos da civilização chinesa, fortalecendo continuamente a troca civilizacional e enriquecendo os intercâmbios culturais entre os dois locais.

O Vice-reitor João Peixoto, no seu discurso, afirmou que a Universidade de Lisboa apoia ativamente a realização de eventos de intercâmbio cultural entre China e Portugal e que continuará a promover o intercâmbio cultural entre diferentes partes do mundo.

O Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, destacou ainda que Portugal e a China possuem uma longa história de intercâmbio amistoso, e que a amizade entre os dois povos é profunda e antiga, afirmando que este evento trará nova vitalidade às relações entre a China e Portugal.

Durante a atividade de experiência juvenil, seis jovens estudantes portugueses foram nomeados “Embaixadores de Liangzhu”. Eles atuarão como divulgadores da cultura de Liangzhu, promovendo este valioso património cultural em Portugal e em toda a Europa.

Jovens representantes da China e de Portugal, vestidos com trajes tradicionais inspirados nos elementos de Liangzhu e de Portugal, realizaram juntos uma apresentação cultural, o flash mob “Encontro com a Cultura Liangzhu”.

Os estudantes portugueses participaram em várias atividades interativas, como “caixa cega de Liangzhu”, obtenção de conhecimentos e o projeto “Pintura Global Coletiva”, o que lhes proporcionou uma experiência imersiva na cultura de Liangzhu. Eles expressaram que o evento não só aprofundou o seu conhecimento e compreensão da cultura chinesa, como também despertou o seu interesse e entusiasmo pela exploração da civilização humana.

No salão de intercâmbio “Liangzhu: Diálogo de Civilizações Mundiais”, Wang Ningyuan, Diretor do Departamento de Arqueologia Científica do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang, apresentou detalhadamente o valor histórico e o significado cultural do sítio arqueológico da antiga cidade de Liangzhu.

A Professora Auxiliar Catarina Gaspar, do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, explorou os pontos comuns e as particularidades entre as civilizações de Portugal e de Liangzhu, discutindo como ambas podem se enriquecer mutuamente através do intercâmbio cultural.

Recorde-se que as atividades de intercâmbio cultural foram realizadas, com sucesso, em Portugal.

Fonte: Rádio Íris

Veja também

Mais de 100 pessoas caminharam para apoiar projeto social de alunos da ESSF

Os alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Severim …